x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.274

Acertar contas com prestador de serviços

Flávia Leticia Silva

Flávia Leticia Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 13:15

Como acertar contas com uma pessoa que prestou serviços pra minha empresa por 1 ano e agora quero contratar e assinar carteira. Como faço esses cálculos? O que devo pagar a ele? O salário que recebia era de R$ 800,00 mais vale transporte R$4,50 e vale alimentação R$8,00. Estou começando agora a organizar a empresa do meu pai e tenho muitas dúvidas. Obrigada.

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 13:38

Olá

Pelo que entendi a pessoa trabalhou durante 12 meses e prestava serviços contíuos, recebendo VT e VA.

Você pode acertar o tempo dele, pagando uma férias vencida com 1/3, 13º salário de 12 meses, mais 13 meses de FGTS de 8% ao mês.

Embora estejam querendo acertar as contas e registrar, seria interessante pagar também a multa de 40% sobre o montante do FGTS.

Isto por que, essa pessoa pode a qualquer momento reinvidicar na justiça, seus direitos, inclusive anotação em CTPS.

Pague tudo discriminado por parcelas, para no futuro, em caso de reclamação, possa provar alguma coisa já paga.

At

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 13:42

Flávia,

Normalmente se faz um contrato com prestadores de serviços, onde se determina qual a forma de remuneração por término do contrato. Na maioria das vezes o pagamento é apenas dos serviços em haver, não restando nenhum tipo de indenização, salvo se houver um contrato que defina, um multa por exemplo.
Agora, tratando-se de um funcionário que não tinha vínculo empregáticio, minha sugestão é que você pague todos os direitos, saldo de salários, férias, 13º, ou seja, fica tudo quitado até a data da admissão.