x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 4.734

Cartão De Ponto

Lucyana Figueira

Lucyana Figueira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 14:18

Boa Tarde! Fiz algumas consultas aqui no Forum, porém em alguns assuntos que encontrei, como por ex.: Registro de ponto ao 1/2 dia; Registro Ponto; Ponto Eletronico; Cartão de Ponto; Dispensa em bater cartão; Advertência; dentre outros, não consegui sanar minha dúvida. De antemão peço desculpas se já tiverem se deparado à minha dúvida que se segue:

Uma empresa tinha problemas com marcação de ponto no livro ponto; os funcionários chegavam atrasados e assinavam no horário normal de entrada, saiam antes pro almoço e marcavam o horario real de saída, sem contar as horas que ficavam tudo como "pontualidade brutânica"; sem muita resoluções com pedidos verbais e "por e-mail" para que não ocorresse mais os tais problemas, a empresa adotou o Registro de ponto cartográfico, porém parece que os problemas triplicaram: é funcionário que registra ponto 15 minutos antes de seu horário de entrada ou até quase 2 horas após seu horário de saída (noiva de um dos sócios neste caso), outros que não registram saída pra almoço ou retorno do mesmo, isso quando não registram horários de saída pra almoço no campo de entrada - pós almoço; ou até aqueles que esquecem de registrar o ponto na sua hora de entrada. Conclusão, com tanta bagunça e rasuras, não sei mais o que fazer frente a tudo isso.

A empresa não trabalha com banco de horas e tampouco com Horas Extras, como proceder??? Advertências??? Alguém sabe como pode-se proceder neste caso???

Obrigada.

Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 16:25

Olá Lucyana,
Minha sugestão, é que você informe primeiramente ao seu superior e responsável, o que está ocorrendo.
Vocês podem fazer uma comunicação interna e colocar no quadro de avisos da empresa, bem como elaborar um adendo ao seu regulamento interno, estabelecendo regras para a "marcação do ponto".

De uma olhada nesse link, que tem um exemplo de Regulamento Interno, que acho que atende as suas necessidades.

http://www.audicontonline.com.br/arquivo/regulamento-interno-empresas.pdf

editei, estava dando erro no link

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 14:27

concordo com o colega Antonio Carlos Doná,

complementando.

a forma mais sutil de se resolver é fixando o quadro de horarios, se possivel advirta os funcionarios (de forma sempre documental), verbalmente muitas vezes resolve mas se não resolver, fica aquele sempre "disse e não me disse".

há empresários que depois de um certo horario que o funcionario está atrazado para bater o ponto, ele recolhe o mesmo, e pede para o funcionario dar satisfações no DP.

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Lucyana Figueira

Lucyana Figueira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 16:00

Obrigada Colegas!

foi criado um regulamento interno para a empresa e em 3 meses de instituição, o que está sendo registrado por nós aqui da contabilidade é vez em quando erros referente a falta de mudar o botão para bater o cartão no horário correspondente.


A ajuda de vcs foi muito válida!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.