x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.501

Duvida sobre Cobranca Indevida do Contador

marcello vieira

Marcello Vieira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 14:00

Boa Tarde, gostaria da ajuda de voces sobre esse assunto.

Mudei de contador recentemente e ele me informou que tinha 100,00 de pagamento a autônomo em nome da antiga contadora adicionada no valor do GPS que eu pagada. Esse valor de 100,00 gera uma guia de gps de 11%.

Entrei em contato com a contadora e a mesma informa que :

"Todas as empresas que pagam serviços a autonomo tem que descontar 11% do valor dos serviços e pagar na GPS da empresa e nos colocavamos o valor de serviços de r$ 100,00. E essa cobrança é desde que a empresa possui contador ou outro prestador de serviços cadastrado. "

Ainda adiciona :

" No GPS não estava incluido R$100 e sim somente R$ 11, 00 da retenção que é o brigatória por lei."

Queria confirmar essa infomracao, pois ela fez sem o meu consentimento e conhecimento. Nada foi acordado para isso e ela informou que isso é pratica comum, só que ao perguntar para outras pessoas se isso ocorria com eles, ninguem esta sendo cobrado esse R$11,00.

Por fim, esse valor nao deveria ser deduzido do valor cheio (honorario).

Ex.:
Valor do serviço = R$ 100,00
11% encargo do prestador = R$ 11,00
Valor a ser pago ao prestador = R$ 89,00

Se puderem ajudar, obrigado!

Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 15:42

Seu valor no exemplo está correto.
Serviços autônomos, desconta-se o INSS na RPA e paga-se apenas o líquido.
Na GPS paga-se os 11% decontado mais 20% do valor bruto dos serviços.
Empresas optantes pelo simples não pagam os 20%.
Prefiro não comentar o restante, principalmente sobre pagamento a um "contador" de 100,00 por mês.
Sugiro que você peça CNDs de todos os orgãos.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.