x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.311

Aposentadoria x Dependente IRRF

Darlana Nogueira Costa

Darlana Nogueira Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 08:47

Prezados,

Meu pai tem 63 anos, e contribuiu com a previdência aproximadamente uns 4 anos, e nos ultimos 6 meses retomou o pagamento como autonomo, pois está com suspeita de cancer na prostata, e logo não está conseguindo trabalhar e necessita tentar aposentar. Hoje sou eu que o mantenho financeiramente, porem minha duvida é se incluí-lo como meu dependente do IRRF posso atrapalhar o processo de aposentadoria dele por invalidez, visto que é hoje uma questão de saúde?

Grata,
Darlana

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sábado | 19 março 2011 | 01:23

Não vejo como prejudicá-lo no requerimento para aposentadoria.

São materias distintas.

O INSS não vai avaliar se ele consta como dependente de alguém, importará, isso sim, o direito previdenciario a que seu pai faz jús, em referência às contribuições recolhidas à previdência, a idade dele, o tempo de serviço/contribuição ao longo da vida e, agora, a condição de saúde que o impede de continuar trabalhando.

Não receie nada, inclua-o como seu dependente. Somente quando ele passar a receber a aposentadoria é que provavelmente vc não poderá mais mantê-lo como dependente, mas até lá alguma coisa muda...e serão outros "500".

Boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.