x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 12.368

desconto de alimentacao

LUIZ AUGUSTO DA SILVA PEREIRA

Luiz Augusto da Silva Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 00:03

boa noite!

caro colegas, estou com uma seguinte duvida sobre o desconto de alimentacao em folha de pagamento!
tava lendo algums artigo e diz que posso desconta em folha 20% da remuneracao pagar. só que estou passando por uma fiscalizacao e fiscal me falou que para desconta em folha preciso esta cadastrado no PAT e preciso aderir a tichek refeicao.
na conversao nao trata do assunto.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 20:53

Em referência ao limite de desconto, do auxílio refeição, mencionado de 20% do salário contratual, devo destacar que não se trata do vale refeição fornecido como benefício - seja em vale, cartão, subvenção, marmitex, etc -, mas sim ao salário-utilidade, conforme previsto na CLT em seu Artigo 458 § 3º : "A habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salário-contratual. (Incluído pela Lei nº 8.860, de 24.3.1994) "

Exceção prevista pelo fornecimento em pecúnia. Mas, sendo o fornecimento nas condições do PAT o limite é de 20% do valor do benefício.

Para melhor dirimir as dúvidas tomo a liberdade de citar um texto do site "juslaboral.net", conforme segue:

"... Se o vale-refeição é fornecido nos termos do PAT, já é considerado exceção. De todo modo, por costume, consagrou-se, no fornecimento desse benefício, a participação do empregado em valores módicos. Nessas condições, e diante da finalidade do instituto, parece razoável não o considerar salário. Há jurisprudência nesse sentido:

VALE ALIMENTAÇÃO. NATUREZA JURÍDICA. Desconto em folha de pagamento é suficiente à não configuração da natureza salarial do vale alimentação fornecido pelo empregador. TRT da 2ª Região, Julgamento 01/09/2009, Relator Ivete Ribeiro, Acórdão Oculto, processo n. 00422-2009-078-02-00-2, Ano: 2009, Turma 6º, publicação 18/09/2009.

O mesmo Tribunal já decidiu diferentemente:

ALIMENTAÇÃO. INTEGRAÇÃO AO SALÁRIO. A alimentação paga em pecúnia pelo empregador ou concedida sob a forma de vale-refeição tem natureza salarial, consoante o disposto no art. 458 da CLT e Súmula 241 do TST. Descontos irrisórios efetuados via recibo não têm o condão de elidir a respectiva natureza jurídica, principalmente se não há norma coletiva consignando a natureza indenizatória nem prova de participação no PAT. Data de julgamento 18/08/2009; Relator SERGIO WINNIK, Acórdão Oculto; Processo 00895-2002-029-02-00-3; Ano 2009; Turma 4ª; publicação: 28/08/2009. "

FONTE: http://www.juslaboral.net/2009/10/vale-refeicao-salario-utilidade.html




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.