x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 16.783

Gastos médicos decorrentes de acidente de trabalho

NELCIMARA ALINE FIOR

Nelcimara Aline Fior

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 17:46

Boa tarde! Estou com uma dúvida em relação as despesas com médicos exames, e etc. referentes a um funcionário que sofreu um acidente de trabalho. A empresa deve indenizar os gastos e custear o tratamento (medicamentos, consultas, etc) ou tem o direito de pedir ao mesmo que utilize o SUS? Dese já adianto que o caso não é grave, e que a empresa emitiu a CAT, e que após o acidente ele foi levado ao Hopitial Municipal Local.
Obrigada

MARCOS ANTONIO NUNES BRAGA

Marcos Antonio Nunes Braga

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 17:53

Boa tarde

Caro colegas

Legalmente não existe obrigatoriedade, em que a empresa tenha que assumir custos com acidente de trabalho, pois a mesma já recolhe mensalmente em sua guia de GPS, percentual (Rat e FAP) para custear estas despesas, mais é importante ressaltar que cada situação exige uma interpretação diferenciada pois se o motivo do acidente por exemplo for causada por omissão, negligência ou falha nas instalações da empresa o funcionário poderá ingressar na Justiça e a mesma ter quer arcar com as despesas medicas e medicamentos não fornecidos pelo INSS, portando é bom ficar atento e solicitar uma consulta com o seu departamento Jurídico para se respaldar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.