x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 5.597

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 13 anos Domingo | 3 abril 2011 | 12:52

Amigo Jeremias, o administrador (que recebe pro-labore) é considerado contribuinte individual e, portanto, sempre - independentemente do valor recebido - contribui com 11%.

A tabela de 8%, 9% ou 11% somente é devida pelos empregados.

Base legal: IN RFB 971/09.

FGTS para prolaboristas é OPCIONAL, mas uma vez feita a opção pelo recolhimento, deve ser mensal, até o administrador sair da função (registrado na junta comercial) ou sair da empresa.

Na GFIP, para efetuar o recolhimento do FGTS, deve-se enquadrá-lo na categoria 05. Se não tem FGTS, a categoria adequada é a 11.

Base legal: Lei 8.036/90.

Bom domingo!


"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
joaquim

Joaquim

Bronze DIVISÃO 1, Eletricista
há 12 anos Sábado | 18 agosto 2012 | 16:04

Zenaide

Sou novo no forum, e gostaria de saber, se uma sociedade limitda que tem dois sócios na empresa, porém somente um dos sócios faz retirada de pro-labore, já que o outro não participa da empresa, somente entrou de sócio. A empresa possui um funcionário empregado, neste caso como deve ser feita a gfip, e se deve informado o outro sócio e somente desmarcando a sua participação. Por favor me ajude com está dúvida. obg.

Joaquim.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.