x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.284

Seguro Desemprego no Duplo Vínculo

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 12:21

Boa Tarde,

Trabalho em um grupo de empresas e tenho uma caso de uma funcionária que está admitida em duas empresas do grupo. Esta funcionária recebe um salário alto em uma empresa e um salário mínimo na outra.

Ela está sendo demitida do grupo e vou fazer a rescisão dela nas duas empresas, no entanto, as datas que me passaram indicam que ela vai ser demitida na empresa em que recebe o salário maior no dia 30 de Abril e na que recebe o salário mínimo só em 15 de Maio.

Em relação ao Seguro Desemprego, ela teria direito ao valor que percebia na empresa que ganhava mais ou o seguro vai ser só em cima do salário mínimo mesmo, já que este foi o último salário dela?

E se ela só der entrada no seguro desemprego da empresa que recebia o salário maior após o dia 15 de maio, quando ela já estará desligada das duas empresas, ela pode receber em cima do salário maior?

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 17:46

Só pra ficar um pouco mais claro:

Um funcionário que tem duplo vínculo vai ser demitido das duas empresas, de uma no dia 29 de Abril e da outra no dia 16 de Maio.

Se ele quiser esperar até o final de Maio e dar entrada no seguro desemprego pela empresa que ele está sendo demitido no dia 29 de Abril ele pode? Ou ele tem que, obrigatoriamente dar entrada no seguro em nome da empresa que foi demitido por último?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 00:48

Thiago, ela obrigatoriamente deverá esperar até maio. A condição para requerer o seguro é de não estar formalmente empregado e não ter como haver sua própria subsistência.

E, então, após o saque do FGTS é que ela entrará com pedido do benefício.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.