x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.773

SEFIP de empresa optante pelo SIMPLES

Maria Tatiane

Maria Tatiane

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 16:16

Boa tarde pessoal!

Devido a troca de sistemas de folha de pagamento, na competência 02.2011 foi paga a GPS de empresa optante pelo SIMPLES como se fosse uma empresa em regime normal o que acarretou o pagamento de INSS por parte da empresa e da alíquota RAT.
Alguém sabe me informar se posso compensar esses valores pagos a maior na próxima competência? Caso seja possível, como proceder?

Desde já agradeço a colaboração de todos.

Sds,

Maria Tatiane

Maria Tatiane


"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein
Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 09:04

Bom dia,

Maria, não tem como compensar via SEFIP essa diferença, em virtude do eqüívoco. No meu ver, deverias gerar novamente as informações da competência, sob a configuração correta, com o pedido de exclusão de informações anteriores. O pagamento realizado a maior, deverá ser compensado via Per/Comp, abaixo vai o link com mais informações sobre o mesmo. Caso não seja possível, deverás realizar a compensação (ou devolução do valor) via processo administrativo.

Att.

Link: www.receita.fazenda.gov.br

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Maria Tatiane

Maria Tatiane

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 10:48

Obrigada, Cristiano!

Já resolvi o problema, indo até a agencia da Receita Federal:

1ª passo: PEDIDO DE AJUSTE DE GUIA - GPS retificando o código de pagamento de 2100 para 2003
2º passo: Gerar SEFIP retificadora modalidade 09
3º passo: o valor pago a maior se´rá compensado nas próximas competências.


De qualquer forma, agradeço a colaboração.


Sds,

Maria Tatiane

Maria Tatiane


"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein
Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 14:23

Caramba,,

Não sabia deste pedido, "passo 1", é novo pra mim também; abaixo estou disponibilizando o link para os complementar a informação, e quem sabe ajudar outra pessoa no futuro, através deste topico.

Mas, ainda estou questionando o passo 3, pois passei há uns 2 anos atrás por uma situação destas, e não consegui realizar a compensação direta via SEFIP. Vou verificar com a Assessoria Fiscal da nossa empresa essa questão.

Desde já, também lhe agradeço pois acabei encontrando algo novo.

Att.

(*) Link do formulário Ajuste GPS:
-----------------------------------------
www.receita.fazenda.gov.br

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Maria Tatiane

Maria Tatiane

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 06:00

Entendo Cristiano,

Também pensei que nao fosse possível, inclusive já tinha preenchido o formulário para fazer o pedido de restituição, mas quando fui no posto da Receita, o próprio agente me orientou de que a compensação seria mais rápida, o único porém é que o valor pago a maior no mês 02.11 supera o valor do mês 03.11, então fiquei com saldo para comensar no mês 04.11 também.

Após preencher a solicitação de ajuste de guia, vc deve anexar cópia da GPS paga e cópia do seu RG (se você não for o responsável pela empresa, dele anexar também cópia da procuração), e levar até um posto da Receita Federal para dar entrada no pedido.
A partir dai você ppode compensar o valor sempre colocando na guia na parte de compensação referenciando sempre o mês em que houve o pagamento indevido.

Mas o fato de poder compensar não impede que você solicite restituição, só que vai demorar mais.

Sds,

Maria Tatiane

Maria Tatiane


"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.