x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.119

acessos 558.049

Nova Conectividade social

NILVA B. RIBEIRO

Nilva B. Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 17:27

oi Soraya, pelo site da caixa fiz minha solicitaçao IDENTIDADE DIGITAL CAIXA, enviei com sucesso, pediu pra eu levar na caixa os doc. da empresa eos doc. do responsavel pelo certificado que no caso sou eu, isso que meu fiz é a mesma coisa que vc disse pra Lilyan fazer no site do Serasa? estou comduvidas.
Nilva

Renato Rodrigues da Luz

Renato Rodrigues da Luz

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 17:34

Thiago

Nossa situação é bem parecida mesmo. Cadastrei uma PJ que possui e-CNPJ no novo sistema da CEF e deu certo. E essa empresa não incluiu NIT do responsável quando comprou o certificado. Já o e-CPF, sem chance.
Será que teremos que falar para todos os nosso clientes PJ comprarem e-CNPJ, e o e-CPF que já possuem ficar meio que ‘sobrando’?

Elias e Neuza

Esse ‘blackout’ na palestrante também está acontecendo com quase todo mundo da CEF para os quais você pergunta isso. Também estou com esse problema. Imagino que quando esses caras criam esse novos sistemas, não fazem uma pesquisa, um estudo sobre os impactos, os problemas na migração. No caso, parece que eles não se comunicaram com as empresas certificadoras, não consultaram contabilistas, etc. E aí depois é a gente que tem que se virar. Difícil...

Abraço

Renato Rodrigues da Luz

Renato Rodrigues da Luz

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 17:35

Thiago

Nossa situação é bem parecida mesmo. Cadastrei uma PJ que possui e-CNPJ no novo sistema da CEF e deu certo. E essa empresa não incluiu NIT do responsável quando comprou o certificado. Já o e-CPF, sem chance.
Será que teremos que falar para todos os nosso clientes PJ comprarem e-CNPJ, e o e-CPF que já possuem ficar meio que ‘sobrando’?

Elias e Neuza

Esse ‘blackout’ na palestrante também está acontecendo com quase todo mundo da CEF para os quais você pergunta isso. Também estou com esse problema. Imagino que quando esses caras criam esse novos sistemas, não fazem uma pesquisa, um estudo sobre os impactos, os problemas na migração. No caso, parece que eles não se comunicaram com as empresas certificadoras, não consultaram contabilistas, etc. E aí depois é a gente que tem que se virar.

Abraço

Lilyan Moraes

Lilyan Moraes

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 17:42

Nilva,

Qual o valor que foi cobrado para a emissão no site da caixa?? e você entrou no site no campo download, e preencheu os dados da empresa?

Essa semana estava olhando o site da caixa, mais achei somente informações sobre o certificado, não achei nenhum arquivo para a solicitação do mesmo!!


Grata!

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 17:45

Renato,

Sabe o que é pior, no mês passado eu falei pro meu cliente que podia fazer um e-CPF que servia para tudo, o cara pagou e nós fizemos o certificado.

Como é que vou chegar pra esse cara agora a dizer que o certificado que ele fez não serve pra uma determinada coisa (Conectividade ICP) e que agora ele vai ter pagar e fazer tudo de novo pra comprar outro certificado?

E o pior, nós que somos "clientes" estamos sendo tão mal-tratados em questão à informação que, corremos o risco de amanhã ou no mês que vem eles liberarem o e-CPF e agente fazer certificado sem necessidade.

Como pode a Receita Federal aceitar um e-CPF e a Caixa econômica não?

Renato Rodrigues da Luz

Renato Rodrigues da Luz

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 18:09

Thiago

Eu falei isso para vários clientes. Também não sei o que falar para eles agora. Não sei se espero para ver se vai mudar, não sei se mando eles comprarem e-CNPJ...

É aquilo que eu disse: Eles deveriam ter verificado com órgãos que já se utilizam de certificado digital (Receita Federal, por exemplo), e ver como funciona lá e fazerem algo num molde parecido. Ou conversarem com contabilistas, pelo menos...

Esse questão de ter que estar o NIT lá, é um absudo.

:(

Leonardo Anjos

Leonardo Anjos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 21:13

Pessoal, boa noite.

Alguns colegas ja colocaram tais informaçoes no começo da discussao, mas vamos la novamente.

1. Precisa ser e-CNPJ ou e-CPF com CEI cadastrado para acessar a conectividade social ICP.
1.1. Assim sendo, quem possui e-CPF precisa incluir a CEI para poder acessar e transmitir as informaçoes pela SEFIP. No entanto ainda nao ha nenhuma informaçao referente a possibilidade de inclusao de CEI nos certificados.

2. A inclusao do NIT/PIS no certificado e-CPF e somente no caso de procuraçao de empresa para funcionario.
Por exemplo: Um cliente passara uma procuraçao para o escritorio enviar a SEFIP (Cliente tera e-CNPJ/e-CPF com CEI, Escritorio tera e-CNPJ/e-CPF com CEI), e o escritorio decide passar procuraçao para funcionario (Funcionario devera ter e-CPF com NIT/PIS).

3. O prazo definitivo e 01.01.2012, apos esta data nao sera emitido nenhuma chave .PRI e nem podera ser usado a conectivdade social modelo antigo.

4. Os envios das informaçoes podem ser feitas todas com o certificado do escritorio, tal como e feito agora, sem necessidade de procuraçao. Assim sendo chegamos aqui a um acordo de que convem enviar os arquivos SEFIP usando o certificado do escritorio/sindicato ou responsavel, e tirar o certificado do cliente somente quando houver movimentaçao de trabalhadores, pois neste caso havera a necessidade de o cliente possuir o certificado. Com isso ganhamos tempo para ver o que a CAIXA ira decidir sobre tudo isso. Por isso, tenham calma e nao saiam comprando certificados a todos os clientes ainda.

5. Foi postado aqui tambem que o governo do estado de Sao Paulo pretende distribuir 1 (um) certificado digital as empresas contribuintes de ICMS, convem ficar atento a isto tambem, vai reduzir e muito varios custos.

Espero ter ajudado e resumido a maioria das duvidas. Vamos continuar informando sempre que tivermos novidades, mas o essencial e manter a calma nos procedimentos e sempre que puderem cobrem do SESCON ou SINDICONTI ou algum orgao parecido sobre este assunto, pois eles sao nossos representantes entao qualquer solicitaçao precisa partir deles. Ainda acho que muita coisa vai mudar sobre tudo isso.

P.S. Peço desculpas pela falta de acentuaçao, pois no meu computador tem o sistema Ubuntu e ainda nao consegui configurar o teclado direito.

"Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?!"
[email protected]
KELLY LIOI SURUAGY

Kelly Lioi Suruagy

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 21:54

Boa Noite,

ELIAS e outros colegas... eu tambem estava na palestra na segunda no CRC.. enfim...

Em primeiro lugar quem já tem o Certificado é só entrar no E-CAC da Receita e fazer a matricula no CEI, porem ele não vincula no e-cpf , então liguei para a empresa onde ceritifiquei o meu e-CPF (que esta validado na carteirinha do CRC) ... e os mesmos receberam uma circular da Caixa informando que a propria CAIXA iria fazer o vinculo para quem já tinha o Certificado, não sendo necessario fazer outro..
Mas, a CAIXA (alias o 0800) não sabe nada disso...
Então só vou conseguir ir na CAIXA na sexta, se alguem puder passar antes com o certificado e o numero do CEI é só pedir para eles vincularem...

Vamos fazer o teste, alguem tem que arcar, já que somos profissionais devidamente registrados não tem lógica a Caixa exigir tal coisa sendo que a Propria RECEITA FEDERAL aceita a procuração para o e-cpf....

Aguardo retornos...

Kelly Lioi
Contadora

[email protected]
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 08:56

Bom Dia amigos, segue o Manual que estamos enviando aos nossos clientes que já possuem Certificado Digital e que ainda não fizeram a procuração eletrônica da Caixa Econômica Federal e Receita Federal do Brasil, acho que será útil para alguém....

Vou deixar 3 arquivos para download, um arquivo contém o Manual e os Certificados necessários para o funcionamento desses sistemas da Caixa e Receita, o outro arquivo é somente a instalação dos Certificados da Caixa e Receita e o outro é somente o Manual de como outorgar a procuração da Caixa e Receita.


Instalação dos Certificados + Manual da Procuração.
https://sites.google.com/site/primeiraviacontabilidade/ManualCertificadoDigital-CEFeReceita-Publico.rar?attredirects=0&d=1


Instalação dos Certificados da Caixa Econômica Federal e Receita Federal do Brasil.https://sites.google.com/site/primeiraviacontabilidade/Instala%C3%A7%C3%A3odosCertificados.rar?attredirects=0&d=1


Somente o Manual - Outorga da Procuração da Caixa Econômica Federal e Receita Federal do Brasil.
https://sites.google.com/site/primeiraviacontabilidade/Manual-Outorgarprocura%C3%A7%C3%A3oCaixaeReceita-Publico.pdf?attredirects=0&d=1

=============================================
Fonte dos Certificados - 5 da Caixa e 2 Hierarquia Completa ICP-Brasil
https://icp.caixa.gov.br/asp/certificados.asp

http://www.certisign.com.br/suporte/utilitarios-criptograficos/hierarquias-de-certificacao



===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Soraya Valeria Salgado

Soraya Valeria Salgado

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 09:14

Nilva,

Desculpa pela demora mas é sim a mesma coisa, o pedido pode ser feito em qualquer agencia certificadora Caixa serasa e outros...

Att
Soraya - Líder Contabilidade

"Jesus te ama tanto que deu seu único filho pra te salvar"
Soraya _ Líder Contabilidade
Elias Jr.

Elias Jr.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 09:47

Kelly bom dia, é um absurdo mas infelizmente isso não é novidade que os funcionários da CEF NUNCA sabem de informações, aliás eles só sabem depois que TODOS já sabem também kkkk que palhaça esse nosso País mas tudo bem vamos lá né? Na segunda-feira tem como você nos falar se deu certo essa vinculação do CEI?
Abraços

Elias Jr.

Elias Jr.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 09:49

Renato bom dia, eu não falei nada para os meus cliente porque em outras situações que uma notícia saiu eu comuniquei para todos e depois de uns 2 meses mudou muita coisa, então, liguei para os meus clientes e desfalei o que havia falado antes e com certeza eles pensaram "mas que escritóriozinho confuso", onde na verdade a confusão é toda do nosso querido governo. No caso ca Conectividade Social (certificado digital) estarei falando com eles somente em agosto.

Evelyn Camila Rijo Gaete

Evelyn Camila Rijo Gaete

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 11:27

Bom dia,

estou com uma dúvida em relação à aquele cronograma que foi lançado, com as datas para os certificados começarem a funcionar... se a empresa não fizer no período informado, terá algum problema? ou só fizeram isso pra todo mundo não ir no fim de ano?

Ana Cecilia Montanher Pereira

Ana Cecilia Montanher Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 11:52

Bom dia a todos,

Alguem sabe o que fazer quando da a msg "Falha na validação do certificado.A LCR obtida da URL expirou em 19/05/2011 14:28:50 (UTC) - horário atual: 19/05/2011 14:51:02 (UTC) / 19/05/2011 11:51:02 (Brasil).. (CNS-0217)"

Fiquei 40 minutos aguardando atendimento no 0800 da Caixa e como sempre não fui atendida

Desde já obrigado.

Leonardo Anjos

Leonardo Anjos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 14:06

Oi Evelyn, a princípio seriam as datas em que não seriam mais permitidos emitir certificado .PRI para as empresas relacionadas, evitando assim que se acumulasse tudo em janeiro de 2012, algo até válido.

Porém, vários colegas aqui tem dito que tem conseguido ainda emitir o certificado .PRI sem problemas, independente da data. A verdade é que é arriscado seguir aquele cronograma pois o certificado digital é algo custoso e em meio a este monte de incerteza não é recomendável fazer os certificados simplesmente por causa da data.

Assim sendo, não se atente as datas do cronograma até por que não há nada indicando que haverá punição quanto a isto, o que pode acontecer é você tentar acessar a conexão segura com o certificado .PRI da empresa e o mesmo não funcionar mais e ai você ter que correr pra tirar o certificado digital, mas comunicado de multas e penalidades por não respeitar aquele programa não existe.

"Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?!"
[email protected]
Elias Jr.

Elias Jr.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 15:34

Evelyn boa tarde, participei de uma palestra feita pela CEF e nos foi informado que o cronograma lançado é somente para as empresas não deixarem todas para o final do ano, caso o prazo desse cronograma passe não há problema, só não pode deixar de passar para o ano de 2012.
Até mais.

Evelyn Camila Rijo Gaete

Evelyn Camila Rijo Gaete

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:21

Boa Tarde Gilberto,

pelo Guia de Orientações ao Usuário do Conectividade, o contador deverá ter um e-CNPJ, para poder receber uma procuração de seus clientes, e assim poderá enviar as GFIP's.
O certificado será o mesmo que é utilizado pela receita, mas no ato de sua ativação deverá ser informado o n° do PIS do representante legal .

Espero ter ajudado.


Abraço.

Evelyn Camila Rijo Gaete

Evelyn Camila Rijo Gaete

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:35

Boa Tarde Nilva,

o nosso escritório já fez na Imprensa Oficial e na Certsign, que varia de 285 à 295, sem a leitora.Caso for comprar junto com a leitora ficará um pacote em torno dos 450.Mas é aconselhável que compre a leitora a parte e podera encontra-la por até 60.


Abraço.

Elias Jr.

Elias Jr.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:36

gilberto boa tarde, a informação que obtive foi que sendo uma EMPRESA de contabilidade a mesma deverá ter um e-cnpj para conseguir realizar operações com o conectividade social agora se ao invés de ter uma EMPRESA a pessoa for um AUTÔNOMO como eu, deverá ter um e-cpf mas com vinculação do CEI ao certificado digital, sem essa vinculação do CEI do contador com o certificado digital, não será possível operar o programa da conectividade, em questão da quantidade de procuração eletrônica que um escritório ou autônomo de contabilidade pode receber, não há limite. Lembrando que esse e-cnpj é o mesmo da receita federal.
Essas informações foram obtidas em uma palestras realizada por agentes da Caixa Econômica Federal, mas como eu disse anteriormente nesse País tudo muda não é mesmo colegas? Portanto, estamos sujeito a mudanças. Mas para hoje (19/05/2011 às 16:36 hrs) a informação é essa.

Página 11 de 71

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.