x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.119

acessos 557.992

Nova Conectividade social

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 15:35

Leidiane

Aqui no escritório onde trabalho tem vários casos como este, onde se tem a matricula CEI e diante disso foi feito um certificado e-CPF vinculando no mesmo a matricula CEI dessa forma se consegue o acesso normal ao portal conectividade social, para que isso ocorra quando o cliente fez o certificado apenas foi repassado a autoridade certificadora para vincular o CEI.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
HS Contabilidade Digital

Hs Contabilidade Digital

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:16

Oi Daniele

Isso eu sei, pois aqui no escritorio é CEI e fizemos um e-CPF. O problema é que condominio não pode ter CEI, tem que ser CNPJ. O condominio não tem conexão segura por causa disso, ou seja, porque é CEI a caixa não liberou.

Como faço?

Obrigada.

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:49

Leidiane,



Acho que ficou um pouco confuso, pelo que entendi o condominio tem a matricula CEI, correto?
Porém em se tratando de um condominio o correto seria o CNPJ? então nesse caso não vejo outra solução ha não ser legalizar a situação do condominio.
Porque a orientação é que o certificado só pode ser ou e-CNPJ ou e-CPF com CEI vinculada.

Porém ressalto ainda, que com uma matricula CEI você consegue sim ter acesso ao portal conectividade social inclusive fazer o certificado digital.



Espero ter ajudado.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Georgina C L L Ferreira

Georgina C L L Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 13:12

Boa tarde,

Estou lendo o manual, do CNS, e vi o tópico abaixo dentro do:
2.5.1 Condições Para Localização de Conta Vinculada do Trabalhador

- A partir das informações de movimentação por meio do Conectividade Social,
o sistema do FGTS disponibilizará automaticamente, se devido, os valores para
pagamento aos trabalhadores nas agências da CAIXA, Lotéricos ou CAIXA
AQUI.

Isso quer dizer que não escolhemos a agencia da caixa pra conta de FGTS e funcionário, é processo automático?

Comprei um token A3 e-CNPJ, e estou no aguardo da validação presencial. Quando eu conseguir gerar a guia de recolhimento do FGTS, é automático, ou depopis de gerar ainda tenho que ir à alguma agencia da Caixa pra preencher o livro de funcionario e a parte da carteira de trabalho sobre anotações de FGTS???

Obrigada!

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 14:13

Georgina

Essa informação é com relação a movimentação do FGTS quando um funcionário foi demitido para que após recolhida a multa rescisória o FGTS seja liberado para o funcionário.

Já com relação a segunda informação que você descreveu, funciona da seguinte forma:
Por exemplo você registra na sua empresa um funcionário com a data de 01/11/2011 pode fazer todas as anotações em CTPS, Livro de Registro tudo conforme manda a Lei.
Quando for fechado o mês só assim você irá transmitir a GFIP com as informações desse trabalhador e então gerar a guia para o pagamento e só então será concretizado o vinculo na Caixa Economica Federal do seu funcionário com a sua empresa.
Você acessando posteriormente todo esse processo o portal conectividade social da Caixa, você vai ter lá a conta do trabalhador com o devido depósito.

Espero ter ajudado.


Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 14:20

Sobre a validação presencial, alguem poderia dividir seus conhecimentos comigo??? Tenho um caso de um cliente que está complicado!

É o seguinte: Um empregador rural (pessoa física), que também é obrigado a ter um certificado digital, está desde o mês de Abril fazendo uma pós-graduação nos EUA e retornará ao Brasil somente em Abril de 2012.
O que eu já confirmei em muitos lugares e inclusive aqui no fórum (pode ter passado algo despercebido, claro) é que não está sendo aceito nenhum tipo de procuração para a validação presencial.

E aí? O que fazer nesta situação? Eu já não consigo pensar em mais nada. Alguém está passando por isso também?

Georgina C L L Ferreira

Georgina C L L Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 14:23

Daniele,

Ajudou sim, mas eu registrei dia 01-10-2011, e só consegui gerar até agora a guia do INSS, pois a conectividade do disquete está dando erro, pra gerar a do FGTS, então comprei um token numa AC. E aguardo pra validação presencial, dia 08-12-2011.

Ou seja vou ter 2 guias de FGTS atrasadas, mas a duvida principal é: Na hora que meu certificado funcionar, como gero as 1ªs guias de FGTS? Como vejo qual agencia da caixa estará o registro pra passar para as anotações da funcionária? Será automático?

Estou meio perdida assim, pq meu contador disse que não faz parte de contabilidade as partes trabalhistas, então baixei uns cursos pela internet e estou fazendo por minha conta.

Muito obrigada pela atenção!

HS Contabilidade Digital

Hs Contabilidade Digital

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 14:29

Oi Daniele

É isso mesmo. Condominio só pode ser registrado como CNPJ e não como CEI.
Há muito tempo estamos orientando esse condominio sobre a questão do CEI e CNPJ, mas tanto o síndico como os moradores não estão interessados nisso, por causa do processo e do custo. Enfim, estou com essa dificuldade, pois não sei se o e-CPF será aceito para um condominio com CEI.

Obrigada.

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:07

Georgina

Vamos lá então, primeiro, acho que você deveria fazer um novo certificado da caixa o antigo, para que você faça o recolhimento desse fgts em atraso, só para questão de não pagar mais entendeu?

Na questão como saber em qual agência vai sair o depósito do FGTS do seu funcionário, toda empresa tem seu cadastro junto a Caixa Econômica a partir do momento que adquire o cerficado (estou falando do antigo ainda ok) e sua duvida sobre qual agencia fazer a anotação é a agência correspondente a sua cidade e se não tiver em sua cidade na agência mais perto, compreendido?
A escolha da agência não é aleatória entendeu? Pelo menos na pratica é o que verifico sempre.

Vou te dar um exemplo e talvez você compreenda, eu fui demitida de uma empresa que fica na cidade X e vou me mudar para uma outra cidade Y. Eu vou fazer o saque do meu FGTS nessa cidade Y onde me mudei, eu vou conseguir normalmente sacar o FGTS, seja na caixa ou em qualquer Lóterica, ou seja a sua conta tanto PF (funcionário vinculado a empresa) quanto PJ (empregador) é a mesma.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Jhonatan Willian Gomes Silva

Jhonatan Willian Gomes Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:07

Boa tarde,

Procurei aqui no fórum alguma coisa relacionada e não localizei, se for duvida já esclarecida, me desculpem.


É o seguinte, tenho um cliente que é advogado (autonomo) e possui uma matricula CEI onde tem uma funcionária registrada (Secretaria), além disso, ele possui uma empregada doméstica que está registrada em outra matricula CEI, ou seja, ele possui duas matriculas CEI sendo que existe funcionário registrado em ambas, será necessário que compre 2 certificados diferentes, sendo um para cada matricula CEI???

Desde já agradeço,

Att.
Jhonatan - Escofran Assessoria Contábil Ltda.
contá@Oculto

Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:11

Jhonatan, para cada matrícula CEI com funcionário registrado, o empregador (pessoa física) terá que providenciar um e-CPF vinculado ao número do CEI e, assim, no caso do seu cliente serão 2 certificados.

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:11

Lidiane


É vai ser um pouco complicado nesse caso, porque para se ter o e-CPF com o CEI vinculado alguém tem que ser o responsavel legal, e continuar sem o CNPJ estaria o condominio atuando irregularmente.
Mas a saida que se tem no meu ponto de vista é a adequação.

Mas vou pesquisar pra ver se tem alguma outra saida e te aviso se achar ok.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
HS Contabilidade Digital

Hs Contabilidade Digital

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:13

Oi Jhonatan

É preciso ter um certificado para cada matricula CEI, independente se for no mesmo CPF, no caso será 02 e-CPF.

Apenas CNPJ com filial que não será preciso outro certificadom pois o da matriz envia informações de todos os funcionarios (matriz e filial).

Espero ter ajudado.

Georgina C L L Ferreira

Georgina C L L Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:14

Daniele,

Entendi, obrigada, o certificado do disquete nunca funcionou comigo, levei até a agencia da caixa, e peguei no dia seguinte, na primeira tentativa apareceu a mensagem: assinatura inválida, então ainda não tenho cadastro em nenhum caixa? certo?

Vou aguardar a validação do A3, pq trabalho fora, e não posso mais faltar ao trabalho pra ir à caixa novamente, tem caixa até d+ no bairro onde moro.

Mesmo assim obrigada pelas respostas, e paciencia!!!

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:18

Georgina


Estou a disposição, quem trabalha em escritorio vivencia diariamente situações diferentes, teve uma empresa que não tinha funcionário registrado e precisei apenas fazer o cadastro da conta na Caixa Econômica para retirar a certidão, e assim eu fiz levei o cartão do CNPJ, Contrato Social e realizei o cadastro.


Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Roseli Vitorino da Silva

Roseli Vitorino da Silva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 22:35

Olá Daniele Gonçalves Leite

Notei que está bem inteirada sobre o assunto, já estou conseguindo acessar a conectividade ICP dos clientes que fizeram o certificado, porém a maioria das empresas nao tem funcionários somente envio a GFIP informando pro labore e autonomo. Li aqui no fórum que nestes casos (pro labore) não será necessário a empresa fazer o certificado, sendo que o contador poderá usar seu proprio certificado desde de que seja e-Cnpj ou com vinculo no CEI.
Gostaria de saber se vc está conseguindo fazer assim e como funciona, aqui não tinhamos CNPJ do escritorio mas esta sendo providenciado a abertura da empresa contabil com CNPJ.

Grata

Roseli

msn: [email protected]

"Grande Luz Divina á todos"
José Roberto Morandini Nunes

José Roberto Morandini Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 02:44

Solicitei um extrato para fins rescisórios de uma funcionária da empresa, cuja homologação acontecerá na sexta-feira, dia 25/11. Utilizei o conectividade social icp da caixa para fazê-lo, mas desde ontém até as 2:35 de hoje (vou desistir pq. bateu o sono), não consigo acessar o site da caixa para ver se há alguma mensagem na caixa postal sobre o referido extrato, pois só recebo a mensagem costumeira pelo que li por aqui:
"Erro

01-Sistema indisponível no momento, favor tentar mais tarde. Se o problema persistir, contate nossa Central de Atendimento. Consulte o telefone no sítio da CAIXA na Internet (http://www.caixa.gov.br). (CNS-0001)"
Alguém conseguiu acessar o sistema?
Pior ainda, é que o cliente era de outro escritório que não passou o disquete do conectividade antigo e nem a senha. Será que, se eu ainda não conseguir entrar nessa quinta, a Caixa fornece o extrato?

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 09:02

José Roberto, bom dia


Ontem eu tentei também entrar e não estava disponível, bom eu já consegui diversas vezes na Caixa Economica o Extrato, só que vem sempre o extrato completo de todos os vinculos que o funcionário já teve na CEF, mas é uma soluçao caso você não consiga retirar pelo conectividade.
Eu sempre levo o cartão do cnpj da empresa e os dados do funcionario.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 09:12

Olá pessoal!

Pelo que eu sei até o momento, todas as empresas, até mesmo os empregadores domésticos que optarem pelo pagamento do FGTS, terão que estar certificados para movimentar as contas de FGTS dos funcionários.
Para o envio da declaração SEFIP não existe a necessidade de estarem certificadas, basta o escritório contábil possuir sua certificação, nem mesmo precisa ter a procuração expedida no site da conectividade social pela empresa cliente.

Pessoal, qualquer outra dúvida podem entrar em contato comigo ou acessar meu blog.

Blog do Willian

At.

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

José Roberto Morandini Nunes

José Roberto Morandini Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 14:03

Daniele, obrigado pela dica. Hoje consegui entrar no site, mas até agora a Caixa Postal está vazia, ainda não veio o extrato. Até solicitei novamente. Vou aguardar até o fim do dia, se não der, vou amanhã pela manhã na CEF para tentar pegar o extrato lá.

Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 16:48

Pessoal boa tarde.
Tenho alguns clientes que estão querendo adquirir o certificado, sendo aquele do TOKEN de 189,00, pelo que vi tem todas as funcionalidades que eles estão precisando tanto para NFE e Conectivadade, acontece que como ainda não utilizei nenhum ainda, no caso quando eu precisar enviar a Sefip terei que pegar esse token do cliente e sendo assim para o cliente emitir as notas fiscais.
Pessoal me desculpe pela pergunta pq estou voltando agora de licença maternidade e estou com bastante dúvidas.
Agradeço a atenção

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 17:32

Patricia boa tarde


Vai acontecer dessa forma mesmo, cada vez que você for enviar o arquivo SEFIP você terá que pegar o Certificado do Cliente para estar realizando o processo, mas tem a opção de outorgar os poderes para o escritorio que esteja devidamente certificado, outra opção é ao invez de pedir para os clientes o certificado do tipo A3 fazer o tipo A1 que tem as mesmas funcionalidades.


Espero ter ajudado

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
José Roberto Morandini Nunes

José Roberto Morandini Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 18:31

Incrível: Já solicitei 05 vezes o extrato rescisório da funcionária e até agora nada!!! A CEF se superou, aparentemente, transformando o que já era ruim (a antiga conectividade) em algo pior (a conectividade ICP) . Agora, a resposta que recebi, na sexta tentativa foi "(9999) - Acesso não autorizado. Serviço não contratado pelo usuário. "

Rodrigo Barcelos

Rodrigo Barcelos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 09:04

Em relação a resposta da Lidiane que disse;
"Apenas CNPJ com filial que não será preciso outro certificadom pois o da matriz envia informações de todos os funcionarios (matriz e filial)."

Isso só é válido se for o caso do recolhimento do FGTS ser centralizado na matriz, se forem recolhimentos separados, deverá ter certificado para matriz e filial.

Página 59 de 71

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.