x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.119

acessos 557.962

Nova Conectividade social

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 11:28

É Angelo isso realmente esta acontecendo, desde do anuncio da nova conectividade ICP até mesmo o portal conexão segura anda inoperante, e me parece que a CEF não tem o suporte suficiente para seus usuários, para um programa que vai começar a funcionar obrigatoriamente no ano que vem (que já esta ai) ainda existem muitos erros, e ainda tem a questão da falta de qualificação dos proprios funcionários da caixa no quesito de tirar duvidas dos usuarios.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Ricardo

Ricardo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 13:58

Olá a Todos sou novo no forum e estou fazendo a certficação para alguns clientes aqui no escritório e gostaria de exclarecer uma duvida com vocês:

Fiz todo o pré pocesso , preparei todos os documentos e deixei em ordem (bem mastigado), para que os clientes só tenham o trabalho de tirar cópias dos documentos pessoais e apresentar no correio.
Só que fui até o correio hoje para agendar e a atendente me falou que só tem vaga para primeira semana de Janeiro 2012.

Fiquei loco pois a responsável pelo RH em meu escritório tinha me passado que se não for feito estes certificados até 31/12/2011 , ela não poderia entregar as GFIP e não poderia imprimir a GRF para pgto do fundo de garantia.

Mais olhando o manual e algumas duvidas respondidas aqui no forum , percebi que o certificado ICP servirá principalmente para empresas que possuem movimentações constantes de seus funcionários, por exemplo para utilizar a GRRF e gerar chave vai ter que ter o Certficado.

Por exemplo tem varias empresas que posuem 1 ou 2 funcionários que não vão ser desligados tão cedo, então para estes posso fazer o certificado em janeiro com mais tranquilidade e entragar a Gfip e Gerar a GRF pelo E-CNPJ do escritório.





ANGELO HENRIQUE DANIEL JUNIOR

Angelo Henrique Daniel Junior

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:05

Sim caro Ricardo, para essas empresas que vc tem a certeza que não irão movimentar no momento, não vejo problema para realizar a certificação delas em Janeiro, más lembrando que vc corre o risco, em relação ao envio vc pode usar o seu certificado tanto para as empresas com funcionários quanto as que não possui.
ok
Jr

Escritorio Contábil
(16) 3343-4525
[email protected]
Angelo Henrique Daniel Junior - CONTADOR
SITE - https://www.contabilidadejuniorjuliana.com.br
DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:25

Ricardo boa tarde


Vamos colcoar a situação da seguinte maneira o fechamento do mês de dezembro é enviado o arquivo GFIP até 07/01/2012 certo?
Se você deixar pra fazer esse envio do dia 01/01 em diante você ira precisar sim o certificado pois o conectividade social que está em uso agora não irá transmitir os arquivos.
Mas com relação a movimentação, extratos e outros serviços do menu empregador se a empresa não precisar lógico pode esperar ser feito o certificado.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:32

Boa tarde!

Sobre a Conectividade Social ICP tenho as seguintes dúvidas:

1º A GFIP poderá ser enviada a partir de janeiro de 2012 com a certificação de cliente antiga?
2º A Conectividade Social ICP é utilizada para acesso da conectividade para fins de movimentação do trabalhador como extratos pata fins rescisórios,RDT, comunicação do trabalhador e etc.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Ricardo

Ricardo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:35

Pois é ;
Se não tiver nehuma previsão de demissão , posso utilizar o certificado do escrtório, para enviar a gfip e gerar a GRF, pelo menos é o que eu entendi.

O que está acontecendo é que está uma demanda muito grande em todos as empresas que emitem certificados pelo fato de todos estarem preocupados em não poder mais utilizar o canal e se cada um analizar caso a caso pode ser feito com mais tranquilidade.

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:37

Boa tarde Washington


1º - Ate onde eu sei pelas informações repassadas, a GFIP poderá ser enviada apenas com o certificado digital, pois não se tem noticias de que seja prorrogado esse prazo.
2º AConectividade Social ICP terá essa possibilidade sim, já que o conexão segura a partir de janeiro deixa de existir, sendo que o mesmo terá seu acesso atravez do certificado digital no portal online da caixa economica.


Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:40

Boa tarde!

Caros amigos conforme já postado peso esclarecimentos de quem poder mim ajudar pois estou com essas dúvidas.

Sobre a Conectividade Social ICP tenho as seguintes dúvidas:

1º A GFIP poderá ser enviada a partir de janeiro de 2012 com a certificação de cliente antiga?
2º A Conectividade Social ICP é utilizada para acesso da conectividade para fins de movimentação do trabalhador como extratos pata fins rescisórios,RDT, comunicação do trabalhador e etc.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
ANGELO HENRIQUE DANIEL JUNIOR

Angelo Henrique Daniel Junior

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:45

Caro Washington
1º Se for com a certificação Pri NÃO poderá, vc terá que possui certificado (ICP) para o escritorio tanto o e-cnpj quanto o e-cpf, isso para a transmissão (somente para ela) vc poderá usar o seu certificado.
2º agora para movimentação, consulta, será necessário somente as empresas que possuem funcionários a ter o certificado para outorgar poderes para o seu certificado, para vc como procurador efetuar a movimentação que for necessária
att
Jr

Escritorio Contábil
(16) 3343-4525
[email protected]
Angelo Henrique Daniel Junior - CONTADOR
SITE - https://www.contabilidadejuniorjuliana.com.br
Albano Santos

Albano Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 15:25

tenho uma duvida sobre CEI. .
o prazo para continuar utilizando o sistema antigo é até 31/12/2011 para ambos os empregadores?? ou o CEI podera continuar usando o sistema antigo por mais tempo??

valar morghulis
RENATO VIEIRA DOS REIS

Renato Vieira dos Reis

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 15:54

Washington, pelo q eu vi em alguns posts, pra usar o e-cpf tem q ser vinculado ao CEI, faz um teste antes pra entrar no concetividade ICP com e-cpf, eu não estou muito por dentro, mas pelo q li em alguns posts, tem algumas exigencias para usar o e-cpf.

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 16:09

Boa tarde Pessoal



Preciso tirar uma duvida com vocês, estou com o seguinte problema, uma empresa vai baixar e estava só aguardando a demissão do funcionário para finalizar a baixa, porém o antigo certificado digital do disquet não está funcionando de maneira nenhuma, fiz novos documentos para fazer um novo certificado, só que a caixa se recusa a fazer e argumenta que o prazo para fazer esse novo certificado em disquet foi até dia 30/10/2011 e quando questionei onde que foi divulgada essa informação ele me falou que estava disponivel no site da CEF, alguém sabe me dizer se isso procede?

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 16:24

Boa tarde Daniele Goncalves Leite.
Essa informação da Caixa procede mesmo, mas aconselho a você procurar ou telefonar em outra agência da Caixa pois cada agência trabalha de maneira diferente, tem agência que ainda estão fazendo o Certificado pelo Disquete, então ligue para outras agências próximas e torça pra encontrar alguém que ainda faça.
Boa sorte.


Mensagem da Caixa Econômica Federal enviada no dia 16/09/2011 para a Caixa de Mensagens do Conectividade Social.

Senhor(a) Usuário do Conectividade Social,

Faltam menos de 3 meses para que o empregador se registre no novo Conectividade Social ICP.

Conforme cronograma de certificação instituído pela Circular Caixa nº547 de 2011, conclui em 31 de dezembro de 2011 o prazo para que as empresas obtenham, caso ainda não possuam, Certificado Digital no padrão ICP-Brasil. Lembramos que para melhor atendê-lo, o processo foi dividido por datas, separando as empresas, por tamanho e pelo primeiro algarismo da inscrição CNPJ ou CEI, conforme o caso.
Com o Certificado Digital no padrão ICP-Brasil, além de viabilizar o uso do novo Conectividade Social, as empresas passam a ser beneficiadas com o acesso seguro a diversos outros serviços eletrônicos disponíveis na Internet. Fique atento e aproveite o período reservado para sua empresa! Caso sua empresa tenha até 5 empregados o cronograma é o seguinte:

1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 9 de 04/07/2011 até 12/07/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 8 de 13/07/2011 até 22/07/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 7 de 25/07/2011 até 03/08/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 6 de 04/08/2011 até 12/08/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 5 de 15/08/2011 até 31/08/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 4 de 01/09/2011 até 09/09/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 3 de 12/09/2011 até 21/09/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 2 de 22/09/2011 até 05/10/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 1 de 06/10/2011 até 28/10/2011;
1º algarismo do CNPJ ou CEI igual a 0 de 31/10/2011 até 23/12/2011.

Nos próximos dias serão descontinuados alguns serviços do Conectividade Social atual, os quais passam a ficar disponíveis somente por meio do novo canal, acessado exclusivamente com certificado no padrão ICP-Brasil. Outro fato relevante é que a partir de outubro serão inibidas as opções de gerar certificado em disquete. Portanto, a observação das datas sugeridas é importante para o seu maior conforto no atendimento para obtenção do seu certificado junto a autoridade de certificação de sua preferência.

Outras informações poderão ser obtidas nos sítios eletrônicos https://www.conectividadeicp.org; https://www.caixa.gov.br ou https://www.fgts.gov.br ou, ainda, acompanhando o assunto pela mídia social: https://www.twitter.com/conecteicp ou hashiag #conectividadeicp.

Se a sua empresa ainda não obteve o certificado no padrão ICP-Brasil, não perca tempo. Vá o quanto antes a uma das autoridades certificadoras e adquira o seu. Depois, basta acessar o endereço https://conectividade.caixa.gov.br e realizar o registro eletrônico no próprio canal, com toda a comodidade oferecida pelo novo Conectividade Social.

Cordialmente,

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL





===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Alessandro de Oliveira

Alessandro de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 09:54

Bom dia caros colegas


quando iniciamos a conversa sobre certificado digital, no dia 27/04/2011 a ilustrissima Zenaide Carvalho, postou dizendo que:

1 – RETIFICANDO: A CEF não vai mais checar se o arquivo .SFP gerado contendo informações de várias empresas e enviado pelo escritório como “Responsável pelo Envio” passaram procuração para esse “responsável”, com vinha sendo divulgado. Essa informação é relevante, pois as empresas que NÃO TÊM EMPREGADOS, não precisarão ter o certificado digital. Qualquer empresa, com seu certificado digital no CNPJ, poderá transmitir a GFIP de outras empresas, MESMO SEM PROCURAÇÃO ELETRÔNICA. Isso significa que os escritórios contábeis, somente com seu certificado digital, poderão continuar transmitindo as GFIPS de todos os seus clientes – inclusive aqueles que têm GFIP somente para fins previdenciários, como o das empresas só com prolaboristas (que não precisarão fazer certificado digital) e a primeira GFIP sem movimento de qualquer empresa.


gostaria de saber se tal informação ainda e valida ou houve mudanças nesse entendimento.
Pois hoje entrei em contato com a caixa economica federal e a atendente Drª Emanuele diz desconhecer tal procedimento, orientando-me assim a fazer o certificado digital ICP para TODAS as empresas, inclusive para empregadas domesticas.


Att.

Alessandro de Oliveira
E-mail: [email protected]
Twitter: @alessandro19
Facebook: Alessandro de Oliveira
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 10:07

Bom Dia, respondendo a dúvida do nosso amigo Alessandro De Oliveira, na prática está acontecendo o que a ilustrissima Zenaide Carvalho disse, agora, vamos ver no ano que vem se isso vai continuar assim, pois atualmente não dá pra confiar no sistema da Caixa.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 10:10

Jaider, Bom dia


A base legal é a própria Circular 547 da CEF que diz:

1.1 O acesso ao Conectividade Social passa a ser exclusivamente por meio da Internet, inclusive para envio e recebimento de arquivos, no endereço eletrônico https://conectividade.caixa.gov.br ou no sítio da CAIXA, https://www.caixa.gov.br.
1.1.1 Todas as funcionalidades relativas ao FGTS disponíveis no aplicativo cliente do Conectividade Social – CNS – e no ambiente “Conexão Segura” estão contempladas na nova versão do Conectividade Social que utiliza a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil, inclusive o envio de arquivos SEFIP, envio de arquivos GRRF, envio de arquivos SIUMP e
outros.


Sendo assim as empresas que tem apenas prolabore enviam o arquivo GEFIP na modalidade declaração, sendo assim, os mesmos estão obrigados a se adequar ao novo método de certificação da CEF.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 10:15

Na prática isso está ocorrendo, porém acho que não é o método adequado, pode ser que a CEF ainda não se atentou nem fez a devida adequação perante a essa falha, porque chamo de falha é que como o contador vai ser responsável pela transmissão de documentos de outras empresas, sem que isso seja feito atravez da procuração concedida.
Bem aqui no escritorio eu continuo orientando os clientes a fazer cada um o seu certificado.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Página 60 de 71

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.