x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.160

Aposentadoria por idade mulher

Rose

Rose

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sábado | 23 abril 2011 | 12:40

Prezados do fórum, se possível gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Minha mãe tem 51 anos de idade, trababalhou registrada com cadastro no PIS por cerca de 6 anos quando era solteira, acho que recebia pouco e até periodo de menor pois era tecelagem, a cerca de 31 anos atrás e pretende se aposentar ao 60 anos de idade. Fomos a agencia da Caixa estes dias e ela inclusive descobriu um fgts antigo de 101 reais. As dúvidas:
1- Ela pode se aposentar com um salário mínimo por idade aos 60 anos ?
2- Caso afirmativo este registro em carteira é válido mesmo sendo a muito tempo atrás quanto tempo e valor, e quais as forma de contribuição? 11%? contribui como facultativo , plano simplificado?
3-Meu pai declara no imposto renda ela com conjugue-depedente pode "abater" esta contribuição a previdencia oficial ou privada ou o fato dela nao possuir renda impede?
4-Seria possivel simular e consultar como nao trabalhador via site do inss ou tem que se dirigir a agencias as contribuições pois antigamente alguma empresas desonestas nao recolhiam?

Desculpe o número de dúvidas, desde já grata.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Domingo | 24 abril 2011 | 11:24

Rose, o tempo que ela tem em CTPS irá contar como nº de constribuições para a Previdência. Ela poderá a partir de agora contribuir como "facultativa", é necessário uma quantidade mínima de contribuições para solicitar o benefício.

Vc mesma poderá, com as informações da CTPS em suas mãos , consultar o site da dataprev e fazer a simulção.

Sugiro que sua mãe vá ao posto do INSS expor sua situação e pedir orientação do como proceder para vir futuramente concseguir a aposentadoria.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.