x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 1.919

Duvida Salario Maternidade

JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 15:20

A empresa paga o salario da funcionaria normalmente e se credita deste valor paras fins de INSS a partir da competencia em que ela inicia a licença.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
Eduardo Antonio de Oliveira

Eduardo Antonio de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 15:38

Obridao Joao Alexandre, pelo o que eu entendi nesse caso então eu devo informar na sefip o salario normalmente. ex: se o salario for 600 eu continuo informando os 600 reais com a unica diferença é que em nova movimentação vou informar o codigo Q1 e a data de afastamento?? e o holerite continua normalmente somente o valor do salario com os descontos? é isso mesmo???

JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 16:54

Vc ira informar o inicio e termino da licença e o codigo Q1(Afastamento licença).Na competencia de retorno vc ira colocar o codigo Z1(retorno licença).O holerite ira permanecer intacto.Caso apos o termino da licença a empresa ainda tenha creditos vc ira informar no campo de compensação e informar o perioda da licença para que o sistema reconheça que vc ainda recupera creditos desta licença.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
ESTEFANELE VIEIRA FRANCO

Estefanele Vieira Franco

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:11

Tenho uma dúvida pessoal: Como é que funciona o auxilio maternidade de uma empresária? Ela é sócia administradora. Preciso ir no inss? Se preciso, o que devo levar? Ela precisará abrir uma conta bancária específica para receber o dinheiro? Como são passadas as informações via sefip?

Por favor me ajudem.

Eduardo Antonio de Oliveira

Eduardo Antonio de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:16

Obrigado Mais uma vez Joao Alexandre. Desculpa tantas perguntas masTenho mais uma duvida, toda guia recolhida nesses meses de afastamento esta gerando um credito para empresa correto.Quando ela retornar do afastamento vou informar o codigo Z1, informando esse codigo Z1 ja desconta os creditos no valor da guia ou eu tenho que informar os creditos acumulados?? e como eu sei o valor desse creditos??

GILAILSON SALES FELIX

Gilailson Sales Felix

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Atendimento
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:34

A empresa será um intermediário para pagar o auxilio maternidade, ou seja a empresa irá pagar o auxilio maternidade para a funcionária e automaticamente esse valor será deduzido na GPS.

Exemplo Total Folha: R$2.000;00 - FAP:1% - RAT:1%
Salario Maternidade: 500,00

Funcionários: 180,00
Empresa: 440,00
Terceiros: 116,00
Dedução:-500,00
Total Liquido: 236,00


JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 17:34

Os creditos sao compensados mes a mes durante o periodo da licença.Este valor sera o respectivo valor do salario que sera pago a funcionaria no periodo,ja que os contra cheques serao feitos normalmente.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 18:19

Lembrando que o valor de terceiros nao é suscetivel a deduções,portanto ira continuar na guia.Ficando o principal com vl de 120 e terceiros com vl de 116, totalizando 236.

Ja respondendo Estefane, se a socia tiver retirada de pro-labore ela ira tirar a licença diretamente no INSS que ja vira com desconto de 20%.Alem de ter que ter no minimo 10 contribuições.Acesse o site da previdencia e o link salario-maternidade que vc tera todas as informações.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
Jader Roberto

Jader Roberto

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 13 anos Sábado | 30 abril 2011 | 11:10

Pessoal Tenho uma empregada que trabalha no municpio e no estado, e trabalha tambem em uma empresa de carteira assinada como orientadora educacional ganhando por hora, e ela está gravida como ficará a licença maternidade dela? a empresa que ela trabalha de carteira assinada vai ter que pagar o salario maternidade também? obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.