x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.043

Contribuição Assiatencial

PRISCILA FERREIRA

Priscila Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 13:47

Boa tarde.

No sindicato dos frentistas de posto de combustivel, tem uma contribuição assistencial de 3% que é descontada mensalmente do salario, como posso tirar essa contribuição? , pois sei que não é obrigatória e o sindicato não quer tirar, existe um prazo para solicitar a retirada dessa contribuição?, qual procedimento que tenho que seguir? onde posso encontrar isso na clt?

Obrigada

Priscila

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 14:20

Cada funcionário terá de fazer uma carta, preferencialmente de próprio punho, informando que não deseja os serviços de assitência do dito sindicato e pedindo ao empregador que deixe de descontar (desautoriza o desconto) da referida contribuição.

As cartas devem ser levadas ao Sindicato protocoladas (uma a uma), para que fique claro que o Sindicato as recebeu.

Não cabe ao Sindicato "retirar" os descontos, mas sim ao empregador.

Em todo caso, ao invés de fazer as cartas, cada empregado descontente com o desconto da contribuição, poderá ir pessoalmente ao Sindicato requerer que deixe de cobrá-lo. Mas, se o empregado fizer uma declaração ao empregador desautorizando tal desconto, caberá a empresa suspender o desconto.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.