x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.566

Falecimento de funcionário

Daniela Martins da Silva Barotto

Daniela Martins da Silva Barotto

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 17:06

Oi Rejane...

Quem receberá as verbas rescisórias da pessoa que faleceu serão seus dependentes, ou, no caso de ser solteiro (a), os pais.

Para se comprovar a dependência pode ser com o RG ou certidão de casamento.

att

Att

Daniela Barotto
Analista de Recursos Humanos - Depto Pessoal.
CRA-SC: 13.202
E-mail: [email protected]

"Pense em seu compromisso com o meio ambiente antes de imprimir este documento".
Rejane dos Santos Costa Caldas

Rejane dos Santos Costa Caldas

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 17:27

O funcionárionão era casado oficialmente, tinha uma companheira e com ela 04 filhos menores de 21 anos, na certidão de óbito consta que ele era solteiro , mas informa que ele deixou companheira (cita o nome dela) e informa a qtd. de filhos e respctivos nomes.

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 17:48

rejane

boa noite

rejane esta rescição esta nos direitos de sucessos (espolio) ´de preferencia é que está rescisão fosse ajuiza( pois mesmo ele não sendo casado a viuva tem 50%, das verbas indenizatorias,e ao mesmo tempo soliciatar ao juizo o alvará para liberação do FGTS/PIS, neste caso não vai incidir a multa rescisoria todos os filhos terao direito, se forem menores de idade séra solicitado pela genitora. é um processo que pode levar varios meses. voce deve procurar um advogado amigo da familia p/que fique mais barato os honorarios advocaticios. , a pesão por morete a viuva poderá requerer diretamente ao inss, mas tem varios ducumentos que lhe serão solicitados. espero te-la ajudado
valdir a. pinheiro

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 18:33

Rejane, se o falecido empregado tinha companheira e os filhos menores são de outra união, para evitar que a empresa tenha dores de cabeça mais tarde, oriente a companheira a a responsável pelos filhos menores a procurarem a defensoria pública de modo a abrir o inventário do de cujus. Quando o juiz determinar a partilha, será encaminhado a empresa pelos interessados o documento que informa os habilitados a receber as verbas devida em rescisão por morte, então a empresa realiza os depósitos nas contas dos favorecidos. Quanto a pensão por morte os interessados irão procurar o INSS para tmb se apresentarem como tais.

Quando o espólio tem mais de 1 favorecido e de casamentos diferentes é mais fácil fazer tudo de acordo com a ordem judicial.

Boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.