x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 37.297

cadastro CEI Pessoa Fisica

NILVA MARIA RIBEIRO

Nilva Maria Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 11:36

Prezados

Cadastrei uma pessoa fisica no CEI para Construção civil, onde teremos 03 funcionários. Perguntas:

1- Como preencher dados cadastrais na GFIP parte CNAE e CNAE Prepoderante se não temos CNPJ?
2- Quais os codigos que devo preencher (GPS e GFIP e Aliquota FAP) ?
3- Preciso de certificado digital para declaração?
4- O Carimbo para registro de funcionarios será no nome do responsavel pelo CEI?

desde ja agradeço pela ajuda.

Nilva

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 13:30

Vou ter a mesma situação para com um cliente.

Ele ira fazer uma reforma na empresa, sera contratado várias pedreiros e serventes.

É obrigatório ter também um Engenheiro alocado na CEI da obra?

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 13:36

O responsável pelos trabalhadores na obra sera sempre a empresa contratante?

Existe a possibilidade de abrir uma empresa e o pedreiro se responsabilizar.

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 18:30

Nilva

boa noite

voce irá fazer o cadastramento normal do empregado na GFIP, o pedreiro com o CBO:07152, o ajudante ou servente, 07170, O codigo da GFIP e 115, da GPS 2208, o CNAE: 4521701, voce vai precisar do carimbo do CEI, para bater nas carteiras, ele será em nome do proprietario da obra, este codigos que estou te passando são paara construção civil particular,

att.

valdir a. pinheiro

Tarcisio Martins Soares

Tarcisio Martins Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 19:01

Aproveitando a oportunidade gostaria de saber como realizar o cadastro para realizar a folha de uma funcionária de uma consultorio odontologico. Ela possue matricula CEI.

Cadastrei da Seguinte forma
Fpas 566 - Atividade odontologica com recursos para realização de procedimentos cirurgicos - PF

Codigo GPS 2208

Agora minha duvida é Tem INSS patronal de 20% e aliquota de 5,8% de terceiros?FAP e RAT?

Atividade Odontologica

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 18:02

Tarcisio

boa noite

sinceramente não sei te responder está, mas não duvida segue uma sujestão, normalmente o dentista recolherá o inss, com base nos recibos emitidos durante o mês. até o teto maximo se assim ele quizer, pois ele irá comprovar o rendimento para o IRPF, com base nos recibos ou n.Fiscal de serviço, qto a funcionaria o recolhimento será normal. espero que esteja correto.

att.

valdir a. pinheiro

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 18:10

ronaldo

boa noite

voce poderá contratar um empresa empreiteira para efetuar a obra ou reforma, mas a empresa (proprietaria) será subsidiariamente responsavel caso a empreiteira deixe de efetuar qualquer pagamento ou recolhimento, inss, fgts, contribuição sindical, TRC, ações trabalhistas ela será colocada no polo passivo, para acões trabalhistas e outros, qto ao engenheiro voce terá que ter um responsavel, que será o locador.

att.

valdir a. pinheiro

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 15:25

Ronaldo

boa tarde

desculpe-me a falha eu disse polo passivo, mas na realidade é polo Ativo e responderá solidárario com a emprenteira. Qto ao engenheiro não será o tomador de serviço pois ele é autonomo, não será preciso fazer o recolhimento do inss. a empresa recolherá
20% para o inss, sendo 12 da empresa e 8% do empregado.
3% para o seguro de acidente
5,8% para terceiros, desculpe a falha mas andei pesquizando a respeito.
voce terá que fazer 2 GFIP e 2 GPS, se for pessoa juridica 1 para empregados e (outra para o contabilista cod. 13) se pessoa fisica será uma só GFIP.

att.

valdir a. pinheiro

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 15:40

tarcisio

boa tarde

A sua pergunta me deixou um tanto curioso pois nuna atuei nestes casos, mas andei pesquizando com um colega que tem caso quase que idententico ao seu só que é clinica de ultra-sonografia. o profissional proprietario recolherá 31%, empresa20% sendo 12% da empresa e 8% dos empregados, seg. acidente 1,0%. isto foi mais ou menos o que entendi pelo que ele me passou, espero que esteja correto.

att.

valdir a. pinheiro

VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 16:21

Jakeline

boa tarde

não te aconselho a fazer registro de mepregada no seu CPF, se mais tarde tarde ela te levar na justiça voce terá que fazer todos os recolhimentos; inss, fgts. vou dar-lhe um exemplo se voce registrar uma domestica na sua residencia e lá supondo que voce faça doces para vende e ela lhe ajuda neste serviço será desconsiderada a função de domestica passa a ser trabalhador urbano com todos os direitos trabalhistas. espero que tenha entendido.

att.

valdir a. pinheiro

WELDER OLIVEIRA DA SILVA

Welder Oliveira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 15:13

Caros colegas, boa tarde!

Estou precisando da ajuda de vocês, mais uma vez! Estou com uma situação bem parecida com esse. Funcionário admitido para trabalhar em obra de construção civil pelo dono da obra para gerenciar o andamento da mesma e fazer as compras de materiais necessárias. Qual o código que devo colocar na GPS dele? A parte que cabe ao empregador (dono da obra) é de 12 ou 20%? Tem que contribuir com RAT 1,00% e terceitros 5,80% também?

Welder Oliveira da Silva
Analista Depto. Pessoal
(27)99803-9335

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.