x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 862

Lavagem de Macacão e Desc em Folha

Viviane

Viviane

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 15:39

Olá!
Preciso de ajuda com relação a empresa enviar o macacão dos funcionários para a lavagem e descontar da folha de pagamento a mesma, é claro com ciencia do funcionário.

Como faço a formalização disto?
Obrigada

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein.
Romeu Fernandes da Silva

Romeu Fernandes da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 17:52

Viviane,

Imagino que você deva ter encontrado a resposta para sua indagação, mas se por ventura não resolveu, a empresa pode elaborar um formulário de Autorização de Débito em Folha de Pagamento, preencher com os requisitos mínimos e solicitar para que o funcionário assine, desta forma, estaria resguardada de qualquer reclamação trabalhista que viesse a ter no futuro, todavia reclamação esta que seria nula, pois a lei só obriga a empresa a pagar o uniforme quando for exigência/interesse próprio, em momento algum refere-se a arcar com custo de manutenção.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 23:01

Essa é uma questão um pouco controversa, por mais simples que possa parecer, não é mesmo?

É preciso ter cuidado com o que se desconta e o como se desconta. A Lei n°10.820/2003, alterada pela Nº 10.9532004, dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento, e dá outras providências. É sempre bom tê-la à mão.

Sugiro que esse serviço de lavanderia seja apresentado como opcional ao trabalhador. E antes de confeccionar as autorizações, convêm consultar o Sindicato (patronal tmb) para obter mais base sobre o assunto.

Abraços!!!


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.