x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 944

Duvida Retenção Sefip

Eduardo Antonio de Oliveira

Eduardo Antonio de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 16:52

Estou com a seguinte duvida, uma empresa de mão de obra não teve retenção no mês 05/2011 eu gostaria de saber se posso lançar o valor a compensar/restituir das competências anteriores para abater na guia de gps. a empresa tem valor a compensar/restituir nas competências 01/11, 02/11 e 04/11 posso somar os valores e lançar para essa empresa??

FABIO LUIZ DE JESUS

Fabio Luiz de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 16:58

Eduardo,

Pode sim. Os valores não retidos dos meses anteriores podem ser compensados nos meses seguintes, com as devidas correções.

Proprietario da FLJ Consultoria Trabalhista empresarial
Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 17:33

Boa tarde

Para corrigir estes valores você deve aplicar 1% no mês que houve a retenção e 1% no mês da compensação, nos meses intermediários aplica a SELIC correspondente ao mês, conforme o Artigo 72 da IN RFB 900:

Art. 72. O crédito relativo a tributo administrado pela RFB, passível de restituição ou reembolso, será restituído, reembolsado ou compensado com o acréscimo de juros Selic para títulos federais, acumulados mensalmente, e de juros de 1% (um por cento) no mês em que:

I - a quantia for disponibilizada ao sujeito passivo;

II - houver a entrega da Declaração de Compensação ou for efetivada a compensação na GFIP;

...

O governo é reflexo de seu povo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.