x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 11.785

Registro de funcionario e desistencia!!

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 11:02

Se estamos contratando um funcionario hoje pela manha, fiz todos os procedimentos de anotações em CTPS, livro registro de empregado e contrato de trabalho e foi tudo assinado pelo empregador, mas no fim da tarde o funcionario apareceu na empresa e disse nao querer mais trabalhar na mesma, posso cancelar esse contrato ele nem trabalhou, ou tenho que fazer todos os tramites legais da rescisão?

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 junho 2011 | 13:48

Por conta de sua afirmação de ter feito anotação na CTPS e no Livro, eu faria o procedimento de Rescisão por Pedido de Demissão, sem nenhum valor, pois voce alega também que não houve trabalho efetivo no dia em questão. Justificar a CTPS e o Livro de registro com um simples cancelamento ficaria esquisito (dificil de explicar em caso de fiscalização), e no Pedido de Demissão acho que espelharia melhor a pura realidade do fato, apesar de mais trabalhoso.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sábado | 18 junho 2011 | 19:35

Pode proceder o cancelamento, amigo Igor. Se nem sequer o empregado trabalhou, não haverá salário, nem férias, nem fgts. ..nem nada!

Basta apôr o carimbo de cancelamento tanto na CTPS como no Registro (no Livro/Ficha vc deve colocar a ressalva e explicar o motivo, não se esqueça).

Mas, para se guardar de futuros problemas com a fiscalização, peça ao trabalhador desistente que faça um comunicado por escrito de próprio punho informando: " desisto de iniciar minhas atividades nesta empresa, peço que seja cancelado o contrato firmado". Ele data (com o dia em que deveria começar a trabalhar) e assina. Então vc carimba a CTPS dele e devolve toda a documentação.

Te digo isso com toda a certeza e segurança pois já aconteceu comigo. Não dará problema algum.

Abraços!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.