x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 7.840

Terceirização da folha de pagamento p/ esc. contáb

Daniela Maiato da Silveira

Daniela Maiato da Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 00:59

Boa noite,
Estou criando uma empresa de terceirização da folha de pagamento especializada na prestação de serviços para escritórios contábeis, meu marido e sócio tem grande experiência em departamento pessoal, graduando em administração de empresas e a 4 anos é coordenador de equipe de suporte técnico em software de departamento pessoal (sendo os clientes escritórios contábeis)

A empresa está surgindo para atender uma dificuldade dos escritórios contábeis aqui do Rio Grande do Sul em achar bons profissionais para trabalhar na área de folha de pagamento, utilizaremos a minha experiência (e da minha equipe) para prestar esse serviço aos escritórios.

Gostaria da opinião de vocês sobre esse serviço com base na experiência de vocês.

Obrigada
Daniela Silveira

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 01:44

Daniela, bem vinda ao forum Contabeis. Amiga, não sei se entendi bem o seu post.

Acho que vc gostaria de saber sobre a utilidade do serviço de terceirização da folha para empresas de assessoria contabil. Seria isto?

Sendo positiva a resposta, creio que atendendo uma necessidade (como vc descreve) da empresa contábil, seria ótimo. Não apenas para empresas de assessoria contabil, como tmb para empresas de um modo geral pois muitas, visando baratear os custos, preferem pulverizar os serviços.

A questão é conseguir orquestrar a escrituração fiscal. Mas acho possível.

Uma última observação: peço que observe sempre o que determina as Regras do forum - veja na barra de menus (faixa azul no alto desta pagina) - como publicação de emails (o mais comum de acontecer) pedido de envio particular de material, propagandas, e etc.

Não me leve a mal, meu objetivo é de evitar que vc tenha problemas de acesso ao cadastro do forum.

Abraços e boa sorte!!

Daniela Maiato da Silveira

Daniela Maiato da Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 12:22

Boa tarde, Kennya
Obrigado pela resposta.

Sim, meu objetivo e saber a opinião de vocês pela experiência na área contábil se esse serviço que realizaremos é viável (quais os prós e contras).

Sobre as regras, sim li antes de postar, nesse caso não é propaganda, apenas uma consulta de opinião.

Obrigada
Daniela

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 18:23

Só vejo vantagens, Daniela, o contra poderá ser o que mencionei, alguma dificuldade de comunicação entre o processamento da folha com o setor fiscal contábil, mas isso pode ser resolvido com um bom trabalho de comunicação.

Conheço Técnico de Contabilidade aqui no RJ que faz a Folha de Pgto de algumas empresas (Micro e Peq e até Médio Porte), e nunca me relataram grandes problemas.

Por isso acho que vai dar certo.

Como diria meu velho pai: "quem não morre, não vê Deus", o negócio e tentar (tentar, não! Fazer mesmo!!!) com empenho e confiança.

Boa sorte!!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 11:17


Daniela, bom dia.

Devido às exigências cada vez maiores atribuídas ao profissional contábil, confesso que o seu projeto têm tudo para dar certo, tendo em vista que o departamento pessoal é uma área à parte no contexto de um escritório de contabilidade, o que permite viabilizar seu projeto, sem que a engrenagem flua normalmente.

O setor de RH enfrenta diariamente atribulações e turbulências consideráveis, e tendo voce um parceiro de confiança, que nada mais seria que o seu marido, eu invistiria na tentativa, pois ao que parece, ele já têm estrutura montada.

Para tanto, interessante que a terceirização ocorresse de fato e de direito, ou seja, que o contrato de prestação de serviços do departamento pessoal fosse firmado entre o cliente e a empresa do seu marido, que afinal seria o responsável pela execução dos serviços.

Tenho experiência atualmente com uma empresa que absorve grande número de funcionários e tendo como parceiro, profissional competente e de confiança. O retorno têm sido considerável, de forma que existe grande probabilidade de num futuro não muito distante, manter contrato de prestação de serviços com clientes, excluindo tal departamento das minhas obrigações.

Por fim, só fique atenta quanto aos honorários, pois se ao terceirizar, houver cobrança considerável pelos serviços prestados pelo RH, poderá ter consequências na estrutura financeira do seu escritório.

Então, a pergunta que fica: qual o percentual a pagar ao terceirizado, pelos serviços prestados?

Boa sorte a ambos.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Daniela Maiato da Silveira

Daniela Maiato da Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 15:06

Obrigada Hugo e Kennya
As observações de vocês com certeza contribuem bastante com o nosso negócio.

Respondendo o Hugo tenho a dizer que estou fazendo técnico contábil para ajudar nas tarefas e tenho boa experiência com folha de pagamento, logo acrescento qualidade ao serviço.

Quanto aos honorários, inicialmente pretendemos ser parceiros dos escritórios contábeis, sabemos que esses cobram um valor de honorário dos clientes, nosso percentual de cobrança é em cima da tabela de honorários do CRC, e permite que o escritório ganhe e tenha vantagem na terceirização ao invés de manter profissionais no escritório (pagando todos encargos trabalhistas) a nós também é vantajoso, ou seja, uma típica relação ganha x ganha.

Nos primeiros clientes que conseguimos a relação tem sido ótima.

Obrigada
Daniela

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 18:25

Daniela, boa noite.

O empreendimento têm tudo para dar certo, já que o custo-benefício de tal serviço irá passar de cliente para cliente, contador para contador... não existiria propaganda melhor.

E a idéia se torna mais promissora ainda por não ocorrer "concorrência" em relação ao profissional que te repassar tal departamento... será mesmo uma (saudável) parceria, onde todos tendem a sair ganhando.

Mais uma vez, boa sorte.

Att.
Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.