x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.214

bolsa estudos e pesquisa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 17:26

Prezados Senhores

Boa tarde. Por favor preciso de orientação sobre incidencia de INSS sobre bolsas de estudos e pesquisa. Inclusive com a legislação se houver. Existem alguns casos atualmente em que o INSS vem cobrando valores sobre tais bolsas, procede? Bolsas do CNPQ por exemplo nunca recolheram INSS.

Marcos Cesar Pashoal

Marcos Cesar Pashoal

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 21:26

Boa NOITE - ALESSANDRA.
não consegui entender , voce pode esclarecer o seguinte:
que tipo de bolsa
esta bolsa e oferecida a todos os colaboradores da emrpesa
voce tem este beneficio devidamente elaborado ,

paschoal
gte.rh
9680-8301

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Sexta-Feira | 24 junho 2011 | 12:20

Prezado Marcos

Obrigada por sua resposta. Bom, o que acontece é com referencia a concessão de bolsas de estudo e pesquisa via universidades, ou seja, professores e alunos recebem estas bolsas de orgaos como CNPQ, FINEP e assim por diante. Nunca houve tributação sobre o recebimento destas bolsas, mas, ja me deparei com uma cobrança do INSS, porem, nao ha referencia a qq legislação. O que tenho esta de acordo com Lei 8.958, de 1994, art. 4º, § 1º; Decreto 5.563, de 2005, art. 10, §§ 4º e 6º; Parecer Normativo 326 CST , 1971, mas, nao encontro nada sobre o INSS.

Marcos Cesar Pashoal

Marcos Cesar Pashoal

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Sábado | 25 junho 2011 | 19:11

prezada , boa noite

localiei no site da Funape http://www.funape.org.br/fundacao/manual/cap3.php
materia que se refere a dois tipos de bolsa
4. Bolsa de Inovação Tecnológica. Destinada a contribuir para a alocação de recursos humanos qualificados em projetos de desenvolvimento tecnológico e ou de inovação desenvolvidos em parceria com instituições de ensino superior, empresas e ou centros de pesquisa cientifica e ou tecnológica, públicas ou privadas, sediadas no país.

Entende-se como inovação a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas não existentes anteriormente ou com alguma característica nova e diferente da até então em vigor e, o desenvolvimento tecnológico como atividade de pesquisa para produzir inovações específicas ou modificações de processos, produtos e serviços existentes.

A despesa com bolsa deve constar no teor dos projetos, nos seguintes termos: previsão, identificação de valores, periodicidade, duração e beneficiários.
Enquadramento da Bolsa Institucional – tratamento tributário
- As bolsas concedidas em projetos para proceder a estudos ou pesquisas, cujos resultados não revertam economicamente para o doador ou pessoa interposta, nem importem em contraprestação de serviços, serão do tipo I Doação Civil – não tendo nenhum tipo de encargos (IR, INSS, ISS);
- As bolsas concedidas em projetos para proceder a estudos ou pesquisas, cujos resultados revertam em benefícios econômicos para o doador ou pessoa interposta, serão do tipo II Doação Civil com encargo, incidindo apenas o IR, observado o limite tributável (isenta de INSS, ISS);

acho interessante que neste caso voce faça uma pesquisa formal ao inss(receita) ou tente através da Funape , eu nao consegui localizar a legislação que suporta as informações que estao no manual da funape.

paschoal
gte.rh
9680-8301
Marcos Cesar Pashoal

Marcos Cesar Pashoal

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Sábado | 25 junho 2011 | 19:57

Prezada ,
pesquisando mais um pouco pude entender que a tributação esta ligada diretamente ao projeto efetuado , tipo de bolsa concedida e a maneira como o relatório do projeto contempla os serviços efetivamente realizados pelo bolsista , se este serviço esta ligado ou não ao projeto , se o projeto tem ou não carater lucrativo.

mesmo assim indico que você faça uma pesquisa junto a RFB /previdência social

paschoal
gte.rh
9680-8301

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 27 junho 2011 | 19:58

Prezado Marcos

Boa noite. Muito obrigada pelas informações e pela pesquisa, vou tentar achar um contato com o INSS para poder resolver a duvida, mas, pelo que vc descreveu ja acho que me deixa mais tranquila.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.