x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 10.515

cálculos da folha e resumo da folha

Mateus

Mateus

Prata DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 13 anos Domingo | 26 junho 2011 | 20:16

Olá Pessoal,

Estou precisando criar os relatórios da Folha e o Resumo da Folha, estou com dúvidas de quais cálculos e como fazer. Alguém pode me dar uma força ?

Obrigado

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Domingo | 26 junho 2011 | 23:54

Mateus, de que tipo de relatórios exatamento vc está precisando?

Devo concluir que vc não trabalha com algum sistema de folha, estou correta? Caso tivesse um seria mais simples pois a maioria dos sitemas de folha já trazem diversos tipos de relatórios.

Ao meu ver, vc irá precisar de uma folha de pagamento produzida em planilha eletrônica (o MS Excel, por ex.).

Acho que eu já ví aqui no forum alguém disponibilizando uma folha de pagto em excel. Dá uma pesquisada (veja no alto desta página, à sua extrema direita) em "pesquisa personalizada do google" que vc consegue localizá-la, ou entra no menu de download (cabeçalho desta página, na tarja azul).

Boa sorte!

Mateus

Mateus

Prata DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 13 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 22:14

Boa Kennya,

Primeiramente obrigado por sua resposta. Realmente eu não trabalho com sistema de Folha. Estou criando meu próprio sistema. Aliás as planilhas do Excel, quem disponibilizou fui eu. Porém não existe nelas os relatórios de Folha de pagamento e resumo da folha, por isso estou pedindo uma ajuda para criá-los da forma correta.

Abraço

Mateus

Mateus

Prata DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 13 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 19:40

Meu caro Silvio obrigado por sua resposta, mas acho que você não entendeu minha solicitação.

Meu problema não é o Excel, o que eu precisar no Excel eu mesmo crio sem problemas. Eu desenvolvo programas. Mas desconheço os processos contábeis, desconheço como deve ser um relatório de FOLHA de Pagamento e Resumo da Folha. É disso que preciso, e não que alguém me ensine Excel... leia novamente meu post anterior que vai perceber que minha solicitação foi quanto aos relatórios....

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 21:46

Boa Noite Mateus,

O Regulamento da Previdência Social, inciso I do art. 225, Decreto nº 3048/1999, determina que a empresa ou pessoa equiparada deverá elaborar folha de pagamento mensal da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, de forma coletiva por estabelecimento, por obra de construção civil e por tomador de serviços, com a correspondente totalização e resumo geral, nela constando:
a) discriminados, o nome de cada segurado e respectivo cargo, função ou serviço prestado;
b) agrupados, por categoria, os segurados empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual;
c) identificados, os nomes das seguradas em gozo de salário-maternidade;
d) destacadas, as parcelas integrantes e as não-integrantes da remuneração e os descontos legais;
e) indicado, o número de cotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.


Compõem a remuneração paga aos funcionários proventos (salário, horas extras, adicional de insalubridade, noturno, periculosidade) e descontos (vale transporte, contribuição sindical, adiantamentos, etc). O Resumo Geral de uma folha de pagamento é a totalização de todos os eventos mais as bases para cálculo de FGTS, INSS e IRRF.

Acredito que o primeiro passo seja identificar quais os eventos (proventos e descontos) que constam da sua folha e depois, buscar a forma legal de cálculo de cada um. Isso demandará o auxílio de um contador.

Bem, estas informações são superficiais mas podem te dar uma direção. Para complementar, subi um informativo sobre a elaboração da folha de pagamento.
Espero ter ajudado.
Sucesso.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 11:12

Acho a contribução da Aline fundamental, amigo Mateus. Pode ser o seu ponta-pé inicial.

Acho tmb que para melhor visualizar os vários tipos de relatórios gerados pela Folha de Pagamento seria bom analisar o que alguns softwares da área oferecem em termos de relatórios.

Além da Folha Sintética e da Analítica, existem os desdobramentos como provisão do 13º e de Férias, de Horas-Extras, recomposição do DSR, do recolhimento da Previdencia, compensação previdenciária, recolhimento a 3º, ... dentre outros aspectos que podem, inclusive, variar de empresa para empresa.

Não tenho comigo algum sistema do tipo - deixo aqui aberto aos demais colaboradores do Forum Contabeis observarem em seus sistemas de Folha e darem suas sugestões - mas tentarei levantar tais informações, amigo Mateus.

Abraços!!

Mateus

Mateus

Prata DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 22:01

Kennya e Angélica !!!

Muitíssimo obrigado por suas respostas. Foi um ponta-pé e tanto. Acho que agora tenho uma ótima referência, é colocar a mão na massa. Qualquer dúvida espero poder contar com vocês. Quando concluir posto o resultado aqui no fórum.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.