x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.305

dispensa empregado estudante

Gabriela Giuliani

Gabriela Giuliani

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 14:59

Olá,
referente ao funcionário estudante, ele faz faculdade em outra cidade e por isso ele precisa sair mais cedo do trabalho para pegar seu meio de transporte para ir p faculdade. A empresa é obrigada a dispensá-lo? ou o funcionário deverá pagar essas horas em que sair mais cedo, ou também a empresa pode descontar essas horas do funcionário?

Paulo Rogério Costa

Paulo Rogério Costa

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 15:05

Gabriela, boa tarde.
A Empresa não é obrigada a dispensar / abonar horas do funcionário nesta situação, apenas por força de acordo sindical - o que acho pouco provável, geralmente em convenções fala-se apenas em saídas antecipadas em dias de provas, mediante prévio aviso e comprovante da instituição. O funcionário é que deve adequar-se aos horários da Empresa, não o contrário, a menos que a Empresa queira abrir uma excessão.
Espero ter ajudado.
Abs.

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 16:01


Olá Gabriela.

A empresa realmente não é obrigada a dispensar. Tive um caso desses aqui no meu escritório.

Funcionava assim: como ela precisava sair meia hr mais cedo por conta do curso q estava fazendo, ela compensava no horário do almoço ou na entrada pela manhã. Pode ser feito um acordo tipo esse junto a empresa. É uma idéia...

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Paulo Rogério Costa

Paulo Rogério Costa

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 16:16

Meninas, desculpem-me intrometer-me novamente.
A recomendação de compensação é muito bem vinda, mas acho prudente que não se faça no horário reservado para refeição. Geralmente as empresas tem 01h00 / 01h12 de intervalo, se você baixar em 00h30 pode pegar um fiscal do trabalho muito chato e querer enquadrar a carga horária em 06h00 diárias, devido ao intervalo ser menor. É apenas uma sugestão para não ter dores de cabeça futuras.

Abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.