x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 559

Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 16:17

Boa tarde, tou com uma duvida em relacao a vendedores que trabalha, na loja, recebe por comissao, supondo que folga na segunda feira, na terca a quinta feira e das 8:00hs as 18:00hs com intervalo de almoco de 2 horas, na sexta feira entra as 8:00hs e sai as 19:00hs, com intervalo de almoco de duas horas, e no sabado entra as 8:00hs e sai as 20:00hs sem intervalo de almoco, e no domingo e das 8:00hs as 13:00hs, como e feito se por semana sao trabalhado 44 hs, e durante o mes uma folga no domingo, deste agradeco pela ajuda?

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2
Luís Paulo S. Melo

Luís Paulo S. Melo

Bronze DIVISÃO 5, Bancário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 23:25

olá Joilson,
Pelo que entendi do texto acima:
1º - a CLT em seu artº 59, define que: as horas trabalhadas diarias não podem exeder um total de 10h diarias (8 nor + 2 extras) assegurado no 2º § do mesmo artigo. No caso sabado ele esta trabalhando 12h consequtivas e sem intervalo
2º - no seu artº 58 da mesma lei define a joranada semanal de 44h no exemplo acima é de 50h
3º - em seu artº 71 ele define um intervalo de no min 1h para o alimentação ou descanso não podendo exceder 2 horas, nas jornada que excedam 6h de trabalho, no seu § 1º do artº 71 reza que nas jornadas maiores que 4h ate 6h de duração diarias haverá um intervalo de no min 15 min, no artº 72 as jornadas em mecanografia, datilografia ou calculos deverá se respeita um intervalo de 10min a cada 90min trabalhados, o § 4º do artº 71 asseguar que se não forem observados o tempo de intervalo o empregador poderá ter que remunerar o periodo correspondente com um acressimo de no min 50% da hora normal trabalhada.

consulte a CLT a partir do Artº 66

Luís Paulo S. Melo
Grad. em Ciências Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.