x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.545

[Ajuda] - Iniciando em rotinas de DP

Xavier

Xavier

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 20:47

Olá meu caros parceiros,

Sou técnico em contabilidade formado a 3 anos, porém nunca trabalhei na área. Estou para iniciar um escritório de contabilidade em sociedade com mais uma pessoa.

Na sociedade eu fico encarregado da parte de DP, legal e comercial e o sócio ficará com contábil e fiscal ( que é sua experiência ).

Porém dá aquele "frio" na barriga, pois por mais teoria que você saiba sobre o assunto, há sempre uma questão de insegurança ao iniciar...ainda mais sem experiência alguma nisso.

Pois bem, queria pedir ajuda aos meus colegas sobre como iniciar efetivamente e praticamente as rotinas de DP de uma empresa.

Vamos pormenores:

Quais são as rotinas diárias do DP? Como são elas? Quando são elas?

Por exemplo: Se eu tiver 20 clientes.

Até que datas todos os clientes precisam me trazer os documentos para efetuar a folha de pagamento?

Até que data eu tenho que gerar a folha?

Como eu posso administrar o serviços?

Como arquivar os documentos?

Quais serviços estão inclusos nos honorários e quais outros são cobrados a parte?

Além das declarações mensais do DP, da folha de pagamento, de toda a abrangência de admissão e demissão, consultoria ao cliente, quais outros serviços o DP faz rotineiramente?


Espero que meus colegas entendam minhas dúvidas e me ajudem pois preciso dessas informações para fazer o trabalho certo e começar certo sem errar muito.

Acredito também que alguma ou algumas dessas sejam dúvidas de muitas pessoas também que estão iniciando na área.

E quero, se me a moderação me permitir, fazer desse tópico, pelo menos pra mim, um "b-a=bá" das rotinas e fluxo de trabalho do DP.

Também ressalto que procurei e não achei um tópico que respondesse essas dúvidas.

Agradeço desde já!

kennya eduardo
Consultor Especial