x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.545

[Ajuda] - Iniciando em rotinas de DP

Xavier

Xavier

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 20:47

Olá meu caros parceiros,

Sou técnico em contabilidade formado a 3 anos, porém nunca trabalhei na área. Estou para iniciar um escritório de contabilidade em sociedade com mais uma pessoa.

Na sociedade eu fico encarregado da parte de DP, legal e comercial e o sócio ficará com contábil e fiscal ( que é sua experiência ).

Porém dá aquele "frio" na barriga, pois por mais teoria que você saiba sobre o assunto, há sempre uma questão de insegurança ao iniciar...ainda mais sem experiência alguma nisso.

Pois bem, queria pedir ajuda aos meus colegas sobre como iniciar efetivamente e praticamente as rotinas de DP de uma empresa.

Vamos pormenores:

Quais são as rotinas diárias do DP? Como são elas? Quando são elas?

Por exemplo: Se eu tiver 20 clientes.

Até que datas todos os clientes precisam me trazer os documentos para efetuar a folha de pagamento?

Até que data eu tenho que gerar a folha?

Como eu posso administrar o serviços?

Como arquivar os documentos?

Quais serviços estão inclusos nos honorários e quais outros são cobrados a parte?

Além das declarações mensais do DP, da folha de pagamento, de toda a abrangência de admissão e demissão, consultoria ao cliente, quais outros serviços o DP faz rotineiramente?


Espero que meus colegas entendam minhas dúvidas e me ajudem pois preciso dessas informações para fazer o trabalho certo e começar certo sem errar muito.

Acredito também que alguma ou algumas dessas sejam dúvidas de muitas pessoas também que estão iniciando na área.

E quero, se me a moderação me permitir, fazer desse tópico, pelo menos pra mim, um "b-a=bá" das rotinas e fluxo de trabalho do DP.

Também ressalto que procurei e não achei um tópico que respondesse essas dúvidas.

Agradeço desde já!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 14:53

Xavier, me desculpe pelo o que vou colocar - não tenho a menor intenção em te desistimular, mesmo que minhas palavras possam ter tal efeito.

Considero temerário que vc inicie uma empresa assumindo a responsabilidade sobre a rotina de Deptº de Pessoal quando vc não tem qualquer vivência nesste setor.

Pare e pense um pouco: se vc nunca viu como é feito, sempre que for inciar alguma tarefa vc vai precisar perguntar a alguém, e nem sempre terá alguém pra responder, e se responder ainda existem muitas variantes que naquele momento da resposta quem estiver lhe orientando pode não lembrar de considerar.

A responsabilidade nas multas e problemas trabalhistas sobre a empresa de outra pessoa será muito grande.

Te aconselho a, antes de tudo, trabalhar no setor - de preferência em escritório contábil pois é uma rica escola onde vc experimentará a rotina de várias empresas ao mesmo tempo. Passe ao menos 1 ano - não é bastante para dominar, mas já será um começo.

Vc não encontrou um tópico no forum com o b-a-bá de DP porque não existe um b-a-bá pra DP, porque não é tão simples assim, não dá pra automatizar as rotinas. Existe no forum muitas perguntas sobre o passo-a-passo, e as respostas pra elas é a mesma para vc. Buscar vivenciar a rotina.

Infelizmente, vc precisará ver na prática como se aplica a teoria, ver por sí mesmo o resultado e os muitos desdobramento de cada ato praticado.

Mal comparando, te pergunto: vc iria deixar um médico que só tem o diploma (cheio de teoria) operar seu cébebro, seu coração, se vc tem a opção de ser atendido por alguém experiente? O risco de seu cliente será o mesmo Xavier, mas será vc a pagar os prejuízos dele!!

Repense a questão.

boa sorte!!

Xavier

Xavier

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 11:46

Kennya,

Agradeço muito seu conselho, apesar de não ser a intenção como falaste, sim é um tanto desmotivador

É muito difícil. Dos que se formaram comigo a 4 anos, acredito que 10% conseguiram algo na área...e isso através de QI.

Lembro-me muito bem que ofereci estágio até mesmo de graça e foram várias respostas negativas que recebi. Tive que trabalhar em outra área depois para não permanecer dando murro em pontas de facas e desempregado. Mas agora estou determinado, a qualquer custo, em me experimentar nessa área nem que eu tome muitas quedas pela inexperiência, mas faz parte de uma luta de quem não teve a chance, como todos ou quase todos no fórum de ter um aprendizado prático.

Acredito que esse receio que eu tenho seja até bom por um lado, pois me deixará um pouco mais atento a não fazer "besteiras" maiores no trabalho. Mas como eu disse se tiver que "tomar na cabeça" para aprender eu pago o preço da aprendizagem, já que o jeito mais barato está difícil. Por isso das perguntas "tolas".

Quanto a perguntar em cada tarefa, eu não creio que seja assim pois há coisas que não necessitam ser perguntadas. Mais há coisas que sim, e as que questionei aqui julgo ser o básico que ainda não sei. Se haverão coisas a serem questionadas será no mesmo nível de busca informativa das questões dessa sessão do fórum.

É, felizmente os médicos têm cinco anos de “estágio” obrigatório para exercer sua profissão. Nós não temos...logo eu não tive. E se eu não tive, eu vou desistir por isso? Jamais eu vou continuar tentando até aonde eu ver que é possível. Se não der certo eu vou ter personalidade para reconhecer e partir pra outra, mas ainda não é o momento.

Teria muito mais vergonha de não “meter as caras” do que de “meter as caras” e não dar certo.

Eu vou tentar e conseguir só depende de mim e das ajudas que eu conseguir!!

Obrigado...

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 14:43

Sendo assim, amigo Xavier, desejo-lhe toda a sorte do mundo e que a boa fortuna lhe guie!!

Seu positivismo é enorme, item fundamental para se alcançar o sucesso!!! Não tenho a menor dúvida que vc chegará lá!!

Espero que os muitos contadores e contabilistas prestadores de serviços daqui do forum, que têm suas próprias empresas de serviços contábeis, possam lhe assessorar e orientar.

Abraços!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.