x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 905

Auxilio Maternidade

Acácio Vieira Oliveira

Acácio Vieira Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 09:34

Juliana vc Fala de Contribuinte Individual Perante INSS, Ou vc Será Registrada em Alguma Empresa CNPJ ,Pois que eu saiba Contribuinte Individual tem q ter pelo menos 12 meses de Contribuiçao para requerer a Licença Maternidade Perante o INSS, Já c vc For efetivada em uma Empresa CNPJ não existe carencia .

att,

Juliana Borges

Juliana Borges

Prata DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 15:37

Eu tenho uma empresa abri em 30.03.2011, porém a mesma ainda não tem inscrição municipal devido alguns problemas. Nunca fui registrada e nunca contribui como individual ou facultativo, enfim... e nessa empresa que eu abri nunca contribui como empresaria, mas e se eu recolhese o INSS em atraso desde quando eu abri a empresa? Isso pode ou não?

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 16:44

Juliana
Boa tarde

Façamos as contas:
Voce está grávida de 02 meses, passando a contribuir desde a constituição de sua empresa 03/2011 os dez meses de contribuição daria no mês de 12/2011.
Pelos cálculos se vc está com dois meses faltam sete meses para o parto, ou seja, 02/2012.
Portanto vc pode começar a contribuir a partir da constituição da empresa que quando nascer seu filho (a) já terá completado os dez meses exigidos para poder receber o salario maternidade.

abraço

Janice Macedo

Janice Macedo

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 17:09

Ainda é necessário dar entrada na Licença Maternidade na Previdência ou esta informação vai automaticamente pelo SEFIP? ?

Outra coisa, se a empregada está d atestado médico, de 15 dias e a criança nasce neste período, a empresa conta o início da licença no dia do nascimento da criança ou após o termino do atestado?

O médico pode definir que a licença maternidade iniciará após o término do atestado??

Obrigada!
Janice

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 17:21

Se for para empregada, não é necessário dar entrada na Previdência, essa informação será prestada na GFIP.
Se está de atestado e a criança nasce, começa a contagem da licença maternidade á partir do nascimento.
O médico não pode definir isso, visto que a criança já nasceu.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.