x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 59.130

Reg.Empregao - nome solteiro ou de casado?

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 06:32

Bom dia a todos!

Tenho que fazer admissao de uma pessoa, mas todos os seus documentos estão com nome de solteira, inclusive cad.no PIS, ela é casada e o reg.de casamento seu nome mudou.
1- Registro no nome de solteira ou de casada?
2- caso registre com o nome de casada pode ter problemas futuros ou vice-versa?

* obs: Registrei a uns 2 anos uma funcionaria, na mesma situação, só que optei por colocar o nome de casada, agora ela vai sair da empresa e tenho receios que dê problemas, pois seus pis e todos os documentos dela está com o nome de solteira. Será que devo fazer um RTD e alterar o nome dela para de solteira?

Att.

Kell

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 07:30

Kell
Bom dia

O correto seria ela comparecer a uma unidade no Ministério do Trabalho, e anotar na CTPS a alteração de estado civil e nome, posteriormente alterar o Pis na Caixa Economica Federal.
No caso da empregada que vai sair faça uma RDT.

abraço

Juliana Salmaso

Juliana Salmaso

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 09:37

Provavelmente vai dar problema sim, na Caixa é fácil de corrigir, hoje em dia na propria Conectividade (JAVA) você corrige, no item Retificação de dados do trabalhador (RDT) nem precisa enviar RDT em papel para corrigir este tipo de erro (eu pelo menos consigo corrigir assim), peça um extrato comum da funcionária no Conectividade e vê se esta disponivel, se não estiver é só fazer a correção para o nome de solteira. Você pode também solicitar um relatório de incosistencias, que chega na sua Conectividade - Mensagens (mesmo lugar onde chega o extrato para fins rescisórios) e ai recebe um relatório de todas as contas que tem incosistencias, é bom acompanhar e não deixar para ver só qnd o funcionario sair...
Quanto ao cadastro, no meu sistema consigo cadastrar o nome de casada para efeito de contrato, folha de pagamento e o de solteira para o sefip, mas sempre peça a funcionária que vá arrumar os documentos, se der problema mais para frente ela foi avisada...

Juliana Salmaso

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 09:52

Eu penso que se a funcionária casou e alterou o nome, adquirindo uma nova identidade, o correto é registrá-la com o nome de casada.
Se a funcionária não alterou os documentos, é problema dela e naõ da empresa.
Eu aqui, altero o nome para casada e também atualizo o cadastro do PIS (DAT).

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 11:22

Para efeito civil tem-se de registrar como o novo nome de casada, não cabe opção, ela está em outra condição civil portanto, todos seus egistros devem seguir com o novo sobrenome.

Por isso sou contra essa palhaçada de trocar de sobrenome quando se casa, até parece que a mulher recebe uma marca a ferro "pertence a fulano de tal", dá uma complicação!!!! Quando o empregado é homem não dá rolo nenhum!!!!

ROGERIO MOREIRA BARBOSA

Rogerio Moreira Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 09:55

Bom dia. Cada vez mais gosto deste site. É só colocar a duvida que a resposta aparece. Mas deveriamos evitar alguns tipos de comentários que foge do assunto.
Neste caso, eu tambem ficava em duvida em qual nome colocar no registro. Geralmente eu coloco o nome de casada, e oriento a funcionária ir ao MTB para regularizar. E depois comparecer na Caixa para fazer as devidas alterações. Nem sempre são instruidas a tomarem as devidas providencias depois que casam. Eu acredito que não custa auxiliar para evitarmos transtornos futuros.
Um abraço a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.