x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.425

Planilha de Férias

Monica Campos

Monica Campos

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 17:00

Boa tarde a todos!

Peço ajuda, pois onde trabalho tem alguns funcionários que tiram ferias apenas no papel e ficam para descansar posteriormente. Tambem costumamos emendar os feriados e abatemos os dias nos descansos de ferias. Com isso preciso de uma planilha onde tenha o periodo aquisitivo de ferias, data das ferias retirada no papel, periodo de ferias efetivamento descansados, dias de descanso para abater das ferias e deixar o saldo para casos que ainda existir ferias a descansar, ou quando somam mais de um periodo. Será que alguem poderia ajudar-me, pois não consigo visualizar como fazer e tambem não conheço muito de Excell. Por favor, enviar no e-mail @Oculto. Muito grata pela atenção de todos...Monica.

VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Sábado | 30 julho 2011 | 20:44

Boa Noite Monica

Eu acho que não cabe ao usuários do fórum, peço que os meus colegas me corrijam se eu estiver errada, ensinar ou passar informações trabalhistas que não estejam dentro da lei. As férias de um funcionário devem sempre ser gozadas corretamente, você disse que eles tiram férias no papel e depois descansam não é?. Eu como cipeira tenho que te informar dos riscos que você e sua empresa estão correndo, pois suponhamos que um desses funcionários sofra um acidente de trabalho no período em que era para ele estar de férias, como vocês se explicariam para o ministério do trabalho? As complicações seriam enormes.

Para lei não existe compra de férias conforme abaixo:

Compra das Férias - Não pode a Justiça do Trabalho admitir a prática da "compra" das férias integrais do empregado pelo empregador; trata-se de fraude ao que é previsto nos artigos 129 e 142 da CLT, devendo ser considerado, sempre, nulo o ato - sendo, pois, inexistente -, nos termos do artigo 9º consolidado. (TRT 10ª R. - RO 1.979/96 - 2ª T. - Rel. Juiz Lauro da Silva de Aquino - DJU 28.02.1997)


Fonte: http://www.centraltrabalhista.com.br/Ferias/ferias_anuais.html

Espero ter ajudado

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
Marcos Cesar Pashoal

Marcos Cesar Pashoal

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Domingo | 31 julho 2011 | 13:49

prezados ,

nao creio que nossa colega desconheça a legislação , alias que esa sendo contrariada em varios aspectos ,
acordo de prorrogação de jornada ,
compensação de horas
ferias tiradas e nao gozadas ,

creio que nos do forum tenhamos que nos ater ao qeu nossos colegas pediram , ou seja ela nao tinha duvidas quanto a forma correta de se aplicar a lei , somente necessita de uma planilha para cointrolar uma forma que a empresa definiu que seria feita administrativamente.
portante temos que entender que a gerencia e diretoria desta empresa não podem aligar desconhecimento da legislação e que simplesmente eles optaram por correr o risco.
alias pelo e-mail a empresa que ela trabalha e uma grande no ramo de construção civilç e como todas tem a sua diretoria trabalhista

paschoal
gte.rh
9680-8301
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 01:42

Amigo Marcos, concordo com a Vanessa, principalmente se considerarmos que o Conselho de Ética do CRC pune o profissional que fere a legislação ao orientar, recomendar, fomentar, incitar a prática fraudulenta ou até mesmo a que se aja de maneira equivocada.

Entendo seu ponto de vista, num pais onde impera o "jeitinho", os mais cascudos, macacos velhos que se fizeram na antiga escola aprenderam até a dar nó em pingo, mas nem por isso a gente sai por aí falando....

Quem faz, o faz por debaixo do pano, de modo discreto e sem fazer alarde, como já diziam os antigos: mato tem olho e parede tem ouvido!!

Essa pratica - principlamente por empresas de médio e grande porte - é muito utilizada ainda, infelizmente, obrigando a quem quer manter seus empregos a compactuar com o errado. O que é lamentável. Tudo pra manter seus jatinhos, seus veleiros, apartamentos em Paris, Milão...(ah! já sabe de quem estou falando? Não, nao! Esse é(são) outro(s) )

Meu conselho para a novata Mônica é: evite colocar seu nome em qualquer documento ou planilha dessas que visam burlar o direito alheio; prefernecilamente, não se envolva com esse tipo de atitude, mesmo que a Justiça não te alcance, algum ex empregado "pluto" da vida pode te alcançar!
Uma última coisa: Evite publicar seu endereço de email pois as Regras do Forum Contabeis proibe tal prática, quem se interessar pode contatá-la localizando seu email ao visitar seu cadastro, basta que o torno publico. Esse aviso é para que vc não tenha problemas futuros em acessar aqui o fórum, ok?
Sem mais, seja bem-vinda Monica, fique a vontade para quaisquer outras solicitações!! Estamos aqui para somar!!

Abraços à todos!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.