x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 16.821

C.E.I -parte patronal ref INSS

Isabel Boni

Isabel Boni

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 15:54

Um adgovado inscrito no CEI que quer registrar um funcionário e preciso saber:
1-FPAS;
2-código GPS
3-código GFIP
4-INSS parte patronal
está inscrito como contribuinte individual com empregado natureza jurídica 4049

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 16:44

Após efetuar o cadastro CEI dele, seja pela internet ou indo até uma agência da RFB. Tomando por base o CNAE FISCAL vc acessa esse link:

http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/GFIP/GFIP4Tabelas.htm

E depois baixa:

- Tabela FPAS (Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009)
- Tabela de alíquotas por código FPAS

E faz o enquadramento com base no CNAE contante no cartão do CEI/CNPJ

Abraços

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Isabel Boni

Isabel Boni

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 11:33

Oi André, eu já fiz isso mas ainda continuo com dúvida sobre o percentual do empregador sobre a folha de pagamento.
Por essa tabela o FPAS que vou usar é 604 e o total de terceiros 2,7%, mas e os 20% do empregados não entra?
Dá pra me esclarecer?
Obrigada

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 14:16

Isabel Boni, pro CNAE que vc informou há distinção no anexo da RFB para Pesso Física e Jurídica. Como você disse tratar de CEI, acredito que utilizaria a 1º opção que estou lhe passando. A saber:

6911-7/01 - Serviços advocatícios - Pessoa Física
GILRAT/SAT - 1%
FPAS - 566
Outras entidades / Terceiros - 4,50%
Código de Terceiros: 0099


Já a se verificarmos o anexo para Pesso Jurídica...
GILRAT/SAT - 1%
FPAS - 515
Outras entidades / Terceiros - 5,8%
Código de Terceiros: 0115

Eu me basearia com o CNAE para Pessoa Física, por se tratar de CEI.

Abraços

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 15:40

Isabel Boni, a procurar no ANEXO I as aliquotas pelo CNAE? É isso que vc quer?

Ou vc quer saber qual o CNAE corresponde à atividade?

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 18:06

Vc abre o anexo I "Tabela FPAS (Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009) "

Entrando lá da um LOCALIZAR (CTRL + F) e digita os 4 primeiros números do CNAE sem ponto nem traços e depois termina de procurar localizando os demais dígitos do CNAE (está em ordem númerica).

Ou então digita o CNAE todo no formato 0000-0/00 ... acho que é esse o formato que está na tabela mesmo.

Agora tô em casa então n consigo afimar

Depois de encontrado o CNAE vai aparecer a aliquota GILRAT Até 31/12/2009 e a partir de 01/01/2010 (vc utiliza a de 2010) e a frente dela tem o FPAS.

De posso do FPAS vc abre o outro arquivo/anexo e na última coluna, na mesma linha do FPAS terá o total da alíquota de terceiros a recolher (2,7 ou 4,5 ou 5,5... etc)

Pra achar o código de terceiros basta vc somar os valores/códigos que estão na 1ª ou 2ª linha (não me recordo de cabeça) sempre que houver algum valor para aquela entidade (SEST,SENAT,INCRA etc)

Eu sei que lá tem alguns valores do tipo 00001, 00002, 000064, 0000032 ai vc vai somando esses códigos somente QNDO TIVER PERCENTUAL/ALIQUOTA PRA ELES.

Supondo que tenha valores para os códigos 00001, 00002 e 000065 o código de terceiros seria 68 (q somatoria dos códigos). O 000032 não entra na soma pro código de terceiros, pois não contém aliquota/percentual pra ele.

Deu pra entender ? :/

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
O.J.P. CONTABILIDADE LTDA

O.j.p. Contabilidade Ltda

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 15:48

Boa tarde

Eu estou registrando um funcionario na inscrição do CEI, porém não tenho em mãos o registro do CEI, como eu faço para imprimir um espelho do cadastro? E quais são as aliquotas que eu usarei para atividades de fazenda?

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 16:20

Para acessar os dados clique aqui

Caso não tenha a senha de acesso deverá se dirigir à Receita Federal munido de procuração e solicitar um espelho.

Tendo em mãos o cadastro verifique o Cnae cadastrado. Com isso faça como o colega André orientou acima e terás as alíquotas.

SUELI OLIVEIRA COELHO

Sueli Oliveira Coelho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 13:44

Registrei um funcionario para um CEI, gostaria de saber quais os encargos e se fiz o registro correto

Salario: 311,00 (meio turno)
FPAS: 515
Outras entidades: 0115 - 5,8
CNAE: 9609299

Esse CEI tem que pagar a parte patronal, pois quando calculei a folha o GPS ficou assim
Valor Inss: 24,88
Outras Entidades: 18,04
Total: 42, 92
Guia emitida pelo sistema da folha de pagamento

Já no Sefip aparece os seguintes valores
Segurado : 24,88
Empresa: 62,20
Outras entidades: 18,03
Total: 105,11

Qual guia deve ser paga, tenho a opção de não pagar a parte da empresa

No aguardo,
Sueli

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.