x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 747

Alteração de Registro - Função

RENATA RIBEIRO SILVA

Renata Ribeiro Silva

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 18:19

Colegas, boa noite!

Vejam se podem me ajudar.....estou com a seguinte dúvida:

Determinado funcionário trabalha em uma empresa no ramo da construção/fabricação e instalação de câmaras frigoríficas. Ele se formou em Engenharia Ambiental e a empresa quer promovê-lo ao cargo/função de Engenheiro.

Porém, na empresa não existe o cargo de Engenheiro Ambiental... somente cargos de Engenheiro de Produção, Civil e Mecânico.

Posso registrá-lo somente como Engenheiro (sem especificar)? Existe alguma complicação, impedimento?

Obrigada pela atenção!!

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 18:31

Hola amigo...

Não vejo problemas nenhum em registrá-lo na função de Engenheiro Ambiental, mesmo não tendo o cargo na empresa. Até pq nomenclatura é coisa muito particular de cada empresa. Vc está perguntando pq na empresa tem alguma plano de cargos e salários, é isso? Se for por isso seria melhor consultar o RH para que ele possa fazer as devidas adaptações no PCS.

Desde que ele cumpra os requisitos exigidos pelo CBO "Para o exercício profissional requer-se formação em engenharia ambiental ou cursos de tecnologia na área ambiental e registro no respectivo conselho de classe, quando exigido. O exercício pleno da atividade ocorre, em média, após um a dois anos de experiência."

Acho que apenas ENGENHEIRO é algo muito abrangente e genérico... eu, na minha opinião especificaria melhor que tipo de engenheiro é ele na nomenclatura da função.

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 10:10

Com dito, consulte o RH da empresa antes de proceder com a alteração. O Profissional que criou o PCS saberá como proceder neste caso.

RH e Depto Pessoal são coisas mt distintas e não me arrisco a dizer como o RH resolverá a questão =)

Abraços

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Katia Cristina Rodrigues Alves

Katia Cristina Rodrigues Alves

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 14:23

De qualquer forma, gostaria de acrescentar que na minha opinião vc só deve registrar como engenheiro ambiental se o cargo fizer sentido com o que ele faz, se eu tiver um estudante de medicina trabalhando no RH, não posso promove-lo a médico só porque ele se formou, e este continuar desenvolvendo a mesma atividade. Agora se a atividade dele tem haver com a formação acadêmica, o correto é registrar como Engenheiro ambiental e não só como Engenheiro.

Kátia Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.