x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 645

Troca de endereço entre empresas da familia

Antônio Carlos Passos Damasceno

Antônio Carlos Passos Damasceno

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 12:36

Boa tarde, nobre colegas.


Trabalho no RH de uma empresa (ME) de uma família que possui outra empresa de igual operação com outro CNPJ e cada empresa possuem sócios diferentes (apesarem de serem todos irmãos e pai). A empresa A que fica no endereço 1 vai mudar para o endereço 2 e a empresa B que fica no 2 vai para o endereço 1. Os funcionários ficaram nos seus respectivos e atuais endereço de trabalho, eles não irão trocar de endereço. A minha dúvida: devo dispensar todos os empregados e depois recontrata-los na outra empresa? Ou devo deixa-los onde estão?

Ex.: Eu sou trabalhador da empresa A que vai sair do endereço 1 para o 2, mas vou continuar no endereço 1. Devo fazer minha dispensa e recontrata-me na empresa B que vai vir para o endereço 1?

obs.: As empresas são do ramo de restaurantes e possuem mesmo nome fantasia e na prática os funcionários acham que são a mesma empresa apesar da razão social ser diferente e os socios, mesmo sendo da mesma família, são diferentes.

Antônio Carlos P. Damasceno
Assistente de Recursos Humanos
Graduando em Ciências Contabéis
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 12:43

Se são CNPJ/CEI distintos não há possibilidade de fazer a transferência. Essa possibilidade só haveria se fossem empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico (LEGALMENTE, não apenas informal como vc disse).

Deve-se proceder com a rescisão e depois CONTRATAR (e não RE-Contratar, como vc disse, afinal, vc nunca trabalhou na empresa que está indo pro endereço que vc está atualmente) na empresa que irá estabelecer-se no endereço da outra que saiu de lá.

Resumo: Rescisão na Empresa A e admissão na empresa B


Abraços

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.