x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.438

RICARDO FELIX DOS SANTOS

Ricardo Felix dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 10:44

Olá muito bom dia


Por favor me tirem uma duvida, fui até a CEF e a atendente me informou que todo PIS é um NIT, mas nem todo NIT é um PIS.Confuso não. Se alguem puder me auxiliar nesta questão fico agradecido desde já. Obrigado

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 10:59

Bom dia Ricardo

Segue esclarecimentos sobre o assunto:

PIS ( Programa de Integração Social);
PASEP ( Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público );
NIT (Número de Identificação do Trabalhador);

O NIT é um código de identificação fornecido pela Previdência Social, para aquele cidadão que não possui inscrição no PIS ou no PASEP.

É a mesma numeração.

RESUMINDO:
PIS - para funcionários de empresas privadas;
PASEP - para funcionários públicos;
NIT - é a inscrição de segurado perante a Previdência Social;

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 11:00

Procede a informação.

Resumidamente:

NIT (nº de inscriçaõ do trabalhador) - utilizado exclusivamente para recolhimento previdenciários

PIS (Programa da integração social) - utilizado para recolhimento previdenciários e FGTS. Além de dar ao trabalhdor o direito ao recebimento do abono anual PIS após o 5º ano de inscrição (ressalvadas demais exigências)

É importante levar a CTPS com DCT do trabalhador à CEF para que seja feita a vinculação daquele número expresso nela (pois não se sabe se é um NIT, SUS, bolsa familia etc). Levando a documentação à CEF o atendente faz a checagem dos dados e, estando todos idênticos automaticamente aquele número NIt passa a ser um PIS

Abraços e sorte

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 10:32

Bom dia Hamilton

Para um funcionário rebceber o abono do PIS ele deve estar empregado e ser relaionado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) pela Empresa.
De qualquer forma é possivel fazer a consulta através do cartão cidadão.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.