x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.027

obrigatoriedade de retirada de prolabe administrad

Michel Caires

Michel Caires

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 14:45

boa tarde

estou com a seguinte duvida uma empresa possui 2 socios mas consta em contrato social a administração de um socio e a retirado de pro labore somente para a socia que não administra. o socio administrador ele é obrigado a recolher o pro labore?

outro caso no contrato social consta como administrador somente um socio e na clausula do pro-labore consta assim: a titulo de retirada mensal será atribuida AO ADMINISTRADOR uma quantia estabelecida de comum acordo, mas a empresa recolhe para os dois socios minha duvida devido aos dizeres da clausula acina não teria que recolher somente o administrador?

Guilherme vicentim

Guilherme Vicentim

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 14:59

Boa tarde, ao meu entender é obrigatorio o recolhimento somente do socio administrador, mais isso nao impede que seje recolhido de algum outro socio da empresa, ou seja, ja vi muitos casos de ser recolhido dois prolabores, sendo apenas um desses o administrador da empresa em contrato...

JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 15:01

O correto seria fazer uma alteração contratual para corrigir a clausula.Mas isso nao impede que ambos tenham retirada de pro -labore ou nao.O pro labore pode nao ser vantajoso uma vez que taz consigo encargos trabalhistas para empresa, enquanto que a distribuição de lucros nao provoca isso.Cada caso é um caso.

Espero ter ajudado

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.