x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.549

Registro de Funcionário em duplicidade

Marcos Blaustein

Marcos Blaustein

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 17:20

Boas.

Este é o meu primeiro tópico, tentei ler todas as regras e acredito que este se enquadre nas regras gerais, se não, peço desculpas antecipadas pois pesquisei o dia inteiro sobre essa questão e estou com muitas dúvidas e bem indeciso para proceder, e por isso, peço a vossa ajuda.

===

Bom, trabalho em uma empresa de contabilidade no Departamento pessoal onde cuidamos da contabilidade de muitas empresas. Mas temos um caso em específico do qual estou preocupado.

No caso, registramos um funcionário na empresa "X" no dia 04/05/2009, sendo que este saiu no dia 05/01/2010. Este funcionário voltou a ser registrado na mesma empresa por engano no dia 04/10/10, porém até hoje ninguém havia percebido este equívoco.

Por mera sorte, no dia 01/07/11 esse funcionário voltou a ser registrado por uma das empresas, a "Y" da qual nós também fazemos a contabilidade dela, foi ai que acabamos por descobrir esse equívoco, e tal erro me deixou muito preocupado e sem eira nem beira, pois já informamos as movimentações no CAGED, o FGTS dele vem sendo pago mensalmente desde o mês 10 de 2010.

Agora, eis a pergunta:
O que faço para consertar a situação? Rever os valores pagos, como consertar a situação diante do CAGED, na SEFIP (CAIXA), e etc?
Por favor, me dêem uma luz, pois realmente não sei como proceder.

Desde já, muitiiiissimo grato pela ajuda, e desculpem pela chateação.

Para ter a razão, basta não perde-la.
Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 17:26

Que situação hein amigo Marcos?

Na minha opinião o registro deve ser cancelado e os valores de Fgts você pede devolução na CAIXA.

Sobre o INSS, retifique as GFIPs e o valor recolhido a maior compense nas GPS seguintes.

No livro e na CTPS do funcionário escreva CANCELADO inutilizando a folha.

Mas antes de tudo isso, dirija-se ao MTE e a CAIXA e pergunte.

Att,

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Marcos Blaustein

Marcos Blaustein

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 08:55

Bota situação difícil essa, Paulo. Andei pesquisando, o CAGED até tem uma solução aqui mesmo no fórum, o que seria informar na aba de alteração como "Exclusão" (Não tentei ainda), mas o restante...

Eu pedi a carteira dele ontem e reparei que na CTPS não foi feito registro e muito menos no livro... acredito que tentaram importar algum funcionário ou coisa do gênero no sistema aqui e acabou puxando ele apenas para o sistema, não viram e não terminaram o registro dele na Carteira ou coisa do tipo. Somente informamos isso errado na trasmissão da SEFIP e do CAGED (Ufa, já tirou 30% do peso...)

O Maior problema é com a Caixa mesmo, pois por telefone cada um passa um tipo de informação, e mesmo que tenhamos protocolos (apesar que nos ultimos dias eles estão com problema no sistema e não passam protocolo, conforme a gravação antes da ligação) isso pode gerar uma dor de cabeça enorme depois pra nós mesmos, que me desculpem, mas no atendimento telefonico eles só falam asneiras...
Porém, para ir em uma agência da Caixa, tenho de permanecer de 3 a 4 horas morgando na fila para ser atendido, e bem na época de fechamento de folhas onde eu tenho que estar no escritório é praticamente impossível perder um tempo desse bem no horário comercial.

Agradeço a ajuda e a atenção, Paulo... vou ficar no aguardo de mais possíveis soluções.

Para ter a razão, basta não perde-la.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.