x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.049

afastamento por doenca

MARI ALONSO

Mari Alonso

Prata DIVISÃO 1, Secretária
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 16:14

ola boa tarde a todos

preciso informar o afastamneto de uma funcionaria no sefip e nao sei como fazer
a data do afastamento é de 29/07/2011 a 11/09/2011, ela tem que receber algum valor este mes?
como eu informo no sefip?
e quanto ao fgts, a empresa nao deposita nada, nem fgts e nem inss?

obrigada
mary

Si Ferreira

Si Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 10:07

Bom dia Mari,
a pessoa está se afastamento por doença por período superior a 15 dias, então, os 15 primeiros dias de afastamento dela são custeados pela empresa, a partir do 16º é responsabilidade da previdência efetuar o pagamento e dela em agendar a perícia médica.
Tendo em vista que a data do afastamento é 29/07, a empresa pagará 15 dias que vai do dia 29/07 a 12/08. Na sefip vc irá informar o saldo de salário dela na folha de julho (que serão 28 dias de salário normal + os dias de afastamento dentro do mês) e na sefip de agosto os 12 dias iniciais do mês.
Vc terá que informar o código P1 (afastamento por doença superior a 15 dias e colocar a data inical do afastamento: 29/07).
Se for afastamento por doença a empresa retém o INSS e deposita do FGTS destes 15 primeiros dias e a partir do 16º não mais haverá os recolhimentos, agora se for por acidente de trabalho é devido o recolhimento mês a mês do valor de FGTS.

MARI ALONSO

Mari Alonso

Prata DIVISÃO 1, Secretária
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 16:59

ola boa tarde a todos
a mesma funcionaria que citei acima que estava afastada ate o dia 11/09, agora no dia 22/09 ela entrou com outro pedido mas apenas pelo posto de saude do bairro dela, onde o medico deu mais um tempo de afastamento apenas com atestado simples e nao pelo INSS.
minha duvida é:
ela recebe normal do dia 12/09 ate 30/09?


obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.