x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.764

Contribuição Sindical Laboral

valdiceia menezes

Valdiceia Menezes

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2011 | 09:10

A industria recolhe sua contribuição sindical e dos funcionários para o sindico da industria e com data base no mês de setembro onde ocorre o reajuste salarial, entretanto, temos funcionários com função de motorista a qual existe um sindicato para esta classe de profissionais que tem a data base em maio, lhe pergunto:
- Os motorista funcionários da industria recolhem sua contribuição para o sindicato da industria sendo que o mesmo tem sindicato próprio e com a diferença de data base e diferença de reajustes salariais o que a industria deverá fazer caso o reajuste da industria fique inferior ao do sindicato dos motorista e assim afetando o piso salarial?
Qual sindicato devo deixar os motoristas???e quanto ao piso???

Si Ferreira

Si Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2011 | 11:37

Bom dia Valdiceia, eu procedo da seguinte forma:
a princípio deve-se observar o CNAE preponderante da empresa, tendo em vista qual a sua atividade principal, se for indústria, eu ligo no sindicato dos empregados e explico uma situação hipotética, por exemplo, tenho um motorista que vai começar a trabalhar na indústria, se posso registra-lo tendo como sindicato da classe o sindicato da indústria, faço isso nos dois sindicatos, tanto o de indústria quanto o dos motoristas, um deles possívelmente irá se negar a representar o trabalhador motorista, então, peço aos dois "por escrito" que me passem se aceitam ou não representar o trabalhador motorista.
O recolhimento será feito para o sindicato que representá-lo e que fará sua homologação quando de sua saída da empresa.
Desta forma, não há dúvidas quanto ao piso, porque já sabe-se qual sindicato deverá seguir para esta categoria.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.