x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.740

Duvida sobre RPA

DAVID NEREU POGERE

David Nereu Pogere

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 09:17

Preciso de ajuda urgente
Tenho uma empresa de Carga e Descarga, tributada no lucro presumido, onde vai fazer a contratação de 20 funcionárias como auxiliar de limpeza, para trabalho temporário, 20-30 dias. Como a empresa não quer efetuar os registros em CTPS, posso fazer RPA? e qual o procedimento que devo tomar?
Grato pela atenção

Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 09:49

David, não existe "não quer fazer registro", isso é ilegal.
A empresa terá problemas se os funcionários ficarem sem registro.
Registre todos com contrato de experiência por 20 ou 30 dias, ou faça isso atravéz de uma agência de empregos de trabalhadores temporários.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
DAVID NEREU POGERE

David Nereu Pogere

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 11:16

Obrigado pela ajuda Antonio. Eu disse a eles que ocorrerá problemas se não tiver registro em CTPS, mas eles não querem registrar, conta e risco deles. Querem fazer RPA. Só que pelo que eu sei, RPA é para autonomo, profissão regulamentada e as contratadas, serão auxiliar de limpeza. Seria possivel fazer RPA?

Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 11:27

Possível é. Você precisa pegar todos os dados dos funcionários, CPF. NIT/PIS, e fazer o RPA, retendo 11% de INSS de cada um.
Depois é só declarar eles na GFIP com o código 13.
Mas se aparecer um fiscal do trabalho ele vai pegar isso e solicitar o registro de todo mundo.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.