x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.421

Devolução de saque de FGTS

cirlei

Cirlei

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 17:07

Olá,


Um de nossos funcionários liberou para ele mesmo a chave de FGTS e sacou os valores no caixa eletrônico.
Como deve ser feita a devolução desses valores para a conta de FGTS?

Maria Cristina Gil

Maria Cristina Gil

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 12:56

Bom dia Cirlei.
Você não esclareceu em que condições esse empregado "liberou" o próprio FGTS. Ele tem acesso ao RH? Para ter sido gerado a chave houve rescisão, no caso êle mesmo fêz sua rescisão? ou o mesmo acessou o sistema sem autorização? que neste caso é mais grave.
Dependendo da situação penso que você deveria dirigir-se pessoalmente à Caixa Econ.Federal pois a mesma que é gestora do FGTS e na certa te dará ao caminho.

Cristina

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 13:49



cirlei.

pelo que voce relatou acima.

este funcionario nao tinha valor maior que r$ 800,00 de saldo de fgts, pois acima disso seria nescessario ele se dirigir a uma agencia da caixa.

tambem noto que, ele tem conhecimentos contabeis.

alem de acesso a senha do conectividade social.

ou, alguem de detro do rh ou contabilidade o ajudou.

nao importa, pois de qualquer forma, ele agiu de ma fé.

antes de voce se preoculpar em como fazer essa devolução, deveria ver como fica a situação dele na empresa, ou sera que isso vai ser relevado.
pois, em seu lugar, esse funcionario estaria realmente demitido, so faltando assinar a rescissao.

ja em fazer esta devolução, bem, se nao houve-se o saque, era facil, mas, uma vez feito o saque, nao sera póssivel, uma vez que e de responsabilidade do empregador a guarda e a correta informação do conectividade social.

bem, entre e contado com a caixa, pois se eu estiver errado, so ela podera fazer tal devolução, isso eu tenho certeza.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.