x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 11.791

empresa quer obrigar empregado a fazer limpeza

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 22:57

Boa noite!

Empresa quer obrigar todos os seus empregados a fazer a limpeza da empresa, onde colocou um aviso fazendo a escala dos mesmos e alertando que o não cumprimento gera demissão por justa causa.

Isso procede? Me indiquem alguma base legal.


Atenciosamente,

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 23:58

Kell Feitosa

Seria bacana por parte dos empregados fazer uma reunião e combinar em ninguém fazer faxina na empresa, já imaginou o patrão demitir todos por justa causa e na sequência todos entrar com uma ação coletiva na justiça por danos morais, exposição ao ridículo e outras quê um bom advogado pode colocar em uma petição!!!

Infelizmente ainda existe alguns patrões metidos a coronéis quê se acha o dono do mundo, não tenha mêdo pois a justiça pode até demorar mas não pode falhar.

Marcelo

Maria Cristina Gil

Maria Cristina Gil

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 12:03

Kell, Bom dia.

No caso em tela nem sempre é justificável a paralisação de uma empresa afinal, temos que ter bom senso. Você precisa verificar quando diz "limpeza" se o empregador não está se referindo à ordem, organização etc. Afinal, se os empregados tiverem boa vontade, harmonia e comprometimento com a empresa farão a manutenção da organização. Também trabalhar em um ambiente organizado e limpo será muito mais agradável e não é "o que faço" e sim "como faço" que vai diminuir ou aumentar o meu valor.
Precisa verificar também se a empresa tem normatização interna pois se tiver e não for cumprida pode ser aplicada a insubordinação.
Quanto à justa causa Leia o Art.482 da CLT que vc terá a relação da justa causa. Lembrando que a letra da lei tem que ser interpretada caso a caso e tem que ser verificado o que os Tribunais têm decidido.

Abraços

Cristina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.