x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.113

Sefip como preencher/ Funcionario licenciado

Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 17:27

Boa Tarde.

Não achei um post que me tirasse estas dúvidas mas não encontrei.

Preciso de uma ajuda, tenho um funcionário que entrou de dm desde 16/08, por tempo indeterminado, por motivo de doença grave e cirurgia, no final de agosto efetuamos seu pagamento, conseguimos maracar a perícia para hoje 05/10, na SEFIP deste mes refernte a outubro , eu tnho que colocar a data da saída que o médico concedeu e o tipo de doença, estou em dúvida como preencher corretamente.
Outra pergunta é sobre quando tiver aumento na classe salarial do empregado, eu devo colocar o aumento na SEFIP.
Como não tenho experência neste caso, preciso de ajuda para não fazer errado.

Obrigada.

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 20:45

Sra. Cristina, o procedimento normal seria o seguinte: no mês de agosto 2011, pago ao empregado, como dias trabalhados, de 01 a 15 e, como auxílio doença parte da empresa, de 16 a 30. No dia 31.08 o empregado deveria ter sido encaminhado para a Previdência Social, mediante RBI – Requerimento de Benefício por Incapaciade ou através do site. Não importa a marcação da perícia, pois a Previdência, se lhe for concedido o benefício, pagará a partir da data do encaminhamento. Na SEFIP, da competência 08.2011, deveria constar a remuneração paga e na aba de Movimento do Trabalhador/Nova Movimentação, descrição: P1 – Afastamento temporário por motivo de doença, superior a 15 dias, data: 31.08.2011. O nome do empregado, na SEFIP, somente aparecerá no mês do retorno ao trabalho. Não se informa o aumento salarial da categoria.
Não ficou claro, para mim, na sua postagem, se o acima foi feito. Caso o encaminhamento tenha sido realizado em 01.09, informe na SEFIP da competência 09.2011. Espero tè-la ajudado

Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 10:35

Bom Dia. pedro.

Obrigada pela informação, mas realmente não fiz isto na SEFIP de agosto, vou fazer nesta de setembro. A minha dúvida é a seguinte neste final de agosto ele teve um reajuste, que seria para o mês de setembro, eu devo colocar este valor na SEFIP de setembro , pois tenho que recolher o FGTS. Obrigada pela ajuda.

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 11:11



cristina.

se voce nao fez movimentação em agosto, tera que refazer sefip de agosto, pois o atestado dele deve esta com data de agosto, o colega pedro, lhe deu toda orientação nescessaria para voce fazer o correto.

ja em relação ao aumento, vale lemrar que voce nao recolhe fgts de funcionario que esta afastado por motivo de doença nao relacionada ao trabalho ok.

Aline S. Silva

Aline S. Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 08:20

Bom dia

Estou com uma dúvida, Tenho cadastrado no meu Sefip uma empresa com 5 funcionários, porém houve alteração de endereço da empresa, para eu alterar na Sefip, eu preciso excluir a empresa e os funcionários e posteriormente cadastrar tudo novamente, ou tem algum procedimento mais facil?

Aguardo retorno

Muito Obrigada

Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 15:46

Olá, Boa Tarde.

Referente ao assunto acima, consegui fazer tudo direito, agora estou com uma dúvida. O INSS concedeu ao funcionário o auxilio doença até 02/12, mas só pagará a partir do dia que agendamos 19/09, sendo que o mesmo ficou os 15 dias de 17 a 31/08 via atestado, como o funcionário só enviou os laudos médicos no dia 19/09, o agendamento só foi feito neste dia. No caso a empresa terá que pagar estes 18 dias, como faço agora, terei que fazer nova SEFIP e pagar com multa neste momento ou só poderei pagar depois que ele voltar .

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.