x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.699

RPA x Registro carteira

leonardo cordeiro

Leonardo Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 14:13

Boa tarde amigos Contadores... Sou Administrador e não entendo "bulufas" do assunto citado, por isso peço a colaboração de vcs...

Estou iniciando uma obra de construção civil (particular) e tenho que contratar 02 pedreiros e 02 ajudantes. Como sei dos riscos dos mesmos trabalharem irregularmente em caso de acidente ou justiça trabalhista, peço que vcs me falem a melhor opção das que me foram apresentadas, bem como os pontos fortes e fracos.

1ª opção: pagar os pedreiros e fazer RPA - fiquei sabendo que eu consigo abater o valor pago dos RPA's na hora de tirar o habite-se.
Gostaria de saber pros e contras desta modalidade, bem como os procedimentos de recolher, custo, etc....

2ª opção: assinar a carteira deles, mesmo eu sendo P.F, recolhendo inss, fgts, etc...
Gostaria de saber pros e contras desta modalidade, custo....

Confesso que tenho medo desta segunda hipótese...
Caso tenham uma sugestão melhor e mais barata, também é bem vinda...

Agradeço a atenção
Adm. Leonardo

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 11:55

Leonardo
Bom dia


Considerando que são seus funcionarios mante-los por RPA poderá trazer riscos uma vez que vc não estará cumprindo com todas as obrigações trabalhistas.

Além disso vc deve analisar tb como vc tributará sua receita, muitas vezes tributar na pessoa fisica é mais caro que na pessoa juridica.

Sugiro que vc procure um contador em sua região para que o mesmo possa te auxiliar na elaboração de um planejamento considerando uma terceira possibilidade, de vc abrir uma empresa e registrar os funcionarios por ela.


Heloisa Motoki

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 12:31



leonardo.

voce diz acima que a obra e particular, devo ententer que, se trata de uma reforma, da construção de sua casa, casa de praia, ou coisa parecida, que nao durara mais do que 6 meses de serviços.

assim, neste caso, eu lhe aconselho a tirar um cei junto a previdencia, e assinar as ctps desses funcionarios por ele ok...asim, voce podera pagar o inss e fgts deles ok.

a vantagem e, dor de cabeça zero.

nao creio que o seu caso seja de uma obra grande, por isso, nao lhe indico o que a colega heloisa disse, pois abrir uma empresa so para esta obra, bem, voce poderia ter redução de impostos, mais, e depois que sua obra acabar, o que fazer do seu cnpj, voce ja disse que nao entente nada de contabilidade, e as obrigaçoes que tera por ter um cnpj aberto, pois ate para baixar e gasto e trabalho.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 12:39

Leonardo o abatimento dos encargos não é no habite-se não, os encargos do INSS é que poderão ser abatidos do valor do INSS da obra no final.


Como nosso colega disse a vantagem é não ter dor de cabeça.

Segue os encargos:


INSS 20%
RAT 3%
Terceiros 5,8%
Estes acima você poderá abater no valor do cálculo do INSS da obra calculado pela receita para averbar no cartório. Assim do valor de INSS devido da obra você poderá abater os valores acima.


Outros gastos

FGTS 8%

Além é claro de 13º, férias e 1/3 de férias.


Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.