x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.244

Erro PIS "GFIP"

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 14:39

Pessoal, se alguem puder me dar uma luz...

Tive que corrigir umas GFIP desde 2007 ate agora, de um socio que estava com o numero de inscricao de outra pessoa desconhecida. Ate ai tudo bem, retifiquei e me parece que ja consta os recolhimentos em nome do socio. Acontece que o INSS solicitou que o escritorio fizesse uma declaracao para o socio dizendo que houve esse erro. Alguem ja passou por isso? Alguem teria o modelo dessa declaracao?

Obrigado a todos que puderem ajudar!

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 14:56

Pois é Olga, pelo que vi é bem comum acontecer esses erros. E eles pediram essa declaração. Como foi feito o seu procedimento? Deu certo a correção?
O socio puxou uma certidao de tempo de contribuicao e apareceu pra ele como se ele tivesse pago tudo de uma vez so, em razao da entrega das GFIP, ai pediram que o escritorio fizesse essa declaracao assumindo o erro. Sera que devemos fazer?

Obrigada

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 16:20


VANIA.

Muito me estranha essa informação que voce narra sobre a certidao de tempo de contribuição, pois, se voce ja retificou as GFIPs do periodo que estava com erro, nao tem porque o INSS informa que todo o periodo sendo de uma unica competencia.

Se voce me disse-se que nao consta esse periodo para ele, ai, sim, tudo bem, pois se ele nao estava na GFIP nao tem com consta esse tempo junto ao INSS.

Nesse caso, eu pederia uma copia desta certidao, tambem veja se ja passou tempo habil, entre a entrega das GFIPs corregidas e a data que ele solicitou esta certidao.

E finalmente, eu nao forneceria esta declaração, no lugar, eu entregaria copia das GFIPs do periodo, nao completas, so a parte da protocolo de emtrega via conectividade social, e a relação de funcionarios, folha com o nome dele apenas ok.

Pois e so isso que ele precisa para ter esse tempo contado no INSS ok.

Espero que tenha lhe dado a LUZ que voce pediu.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 16:31

Obrigado Márcio...

Deixa eu explicar direitinho a situação...
O sócio foi fazer uma pesquisa de tempo de contribuição e descobriu que não havia nenhum recolhimento no nome dele, estava no nome de outra pessoa. Eu constatei que realmente estava num outro número de inscrição e entreguei todas as GFIP com o número de inscrição dele. Ai ele foi, fez uma nova pesquisa, porém segundo ele consta no INSS como se ele tivesse pago tudo na mesma data, retroativamente, em razão da data da entrega da GFIP. Mas até ai tudo bem. A atentedente do INSS então disse a ele que se caso ele necessitasse utilizar um auxilio doença por exemplo ele pudesse ter problemas, por isso pediu que o escritório fizesse essa declaraçãoassumindo o erro, inclusive com a assinatura do contador. Disse que ele corria o risco da pessoa ter se aposentado, usando de má fé com os recolhimentos.
Solicitei uma cópia do documento para dar uma olhada. Vamos ver né. Mas fiquei preocupada. Não sei se devemos fazer e como devemos fazer. Por isso solicitei que se alguém teve uma experiencia dessas que compartilhasse, para me tranquilizar.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 16:43



VANIA.

Mesmo assim, ele e socio da empresa, sendo assim ele esta vinculado ao CNPJ da empresa, como contribuinte individual, o que aconteceu foi um erro, que ja foi corregido, o fato das GFIPs terem cido entregiues todas na mesma data, bem, apenas foram entregues na mesma data, mas, sao competencias diferentes, alem, de que se trata de GFIP de correção, onde voce deve ter mexido com a modalidade correto, continuo nao entendendo o porque o INSS ter dado essa informação.

Eu, continuo a lhe disser, o documento que vai garantir a ele todos os direitos junto ao INSS e a copia da GFIP desse periodo, OK.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.