x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 3.505

Recolhimento de INSS (Empresário/Firma individual)

Paulo Roberto

Paulo Roberto

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 20:32

Boa noite a todos os amigos do Fórum!


Gostaria de tirar uma dúvida. Estou para regularizar o meu comércio, porem não terei condições de abrir com MEI. Pois, terei uma necessidade de emissão de nota fiscal acima dos R$3.000,00/mês e por esse motivo optei por abrir uma Firma Individual/Empresário.


De início para abertura da firma, enquadramento no simples nacional e tirar a inscrição estadual eu não teria nenhum problema. Pois, eu posso fazer sozinho sem ter que utilizar o serviço de um contador. Entretanto, estou com a seguinte dúvida:

É possivel recolher o INSS de 11% sem um prolabore emitido por um contador? Existe alguma guia da previdência que o próprio empresário possa preencher informando qual foi a sua retirada/ganho naquele determinado mês?


Sei que talvez muitos contadores achem que eu estou desmerecendo o seus serviços, e isso não é verdade. A realidade é que de inicio o pagamento de 1 salário para um contador, vai onerar demais meus custos fixos e de inicio pretendia tocar o negócio sozinho até conseguir uma certa estabilidade no mercado já com o CNPJ regular.



Os usuários que puderem contribuir com alguma informação sobre esse assunto, é só deixar um comentário aqui no tópico.

Lorena

Lorena

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 08:57

Bom dia Paulo. Se o problema for apenas o recolhimento dos 11% tem como você recolher sim, mas você terá que enviar a declaração da SEFIP informando seus rendimentos e emitir a guia GPS pelo programa mesmo, ou se preferir emitir pelo site da previdencia com o codigo 2003 (Empresas optantes pelo simples), mas como a empresa é Empresário Individual você tem que fazer outras rotinas como emitir a guia do Simples Nacional, contabilizar as despesas, fazer o Balancete, Razão, entre outras coisas. Talvez você não saiba, mas já foi aprovado pelo Senado no dia 05 um projeto que amplia a receita bruta das empresas e os microempreendedores terão o limite de receita ampliado para R$ 60.000,00, este projeto ja foi encaminhado para sanção da presidente Dilma. Se você ainda não tiver consituido a empresa, talvez esperar mais um pouco seja mais viável para você.

Se a empresa já estiver constituida, entre em contato que eu faço para você. Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.