x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 1.257

Adriana Eva da Silva Watanabe

Adriana Eva da Silva Watanabe

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 15:00

Boa tarde, tenho algumas duvidas com relação ao pis.
Bem na empresa que trabalho dizem que os funcionarios não tem direito ao pis, mais eles tem me perguntado por eles não tem direito sendo que os companheiros deles que ganham até mais que eles tem, e eu não sei explicar pois comecei nessa area recentemente e o meu chefe simplemente diz que é porque eles ganham mais do que o salario minimo, então o que eu faço, já li a lei que fala sobre isso mais fiquei mais confusa ainda... por favor me ajudem... trabalho em um plano de saúde.

Agradeço desde já pela atenção.
Adriana

Josefina Maria de Pauli

Josefina Maria de Pauli

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 08:22


Bom dia Jessica,


Os empregados já foram na caixa federal, para verificar se tem algum valor referente ao pis, se ele ainda não foram, peça para que eles se dirija a uma agencia da caixa, e verifiquem, e lá mesmo eles podem se informar sobre o que eles tem direito ou não.

Josefina Maria de Pauli

Josefina Maria de Pauli

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:08


Adriana, desculpa mandei com o nome errado


Os empregados já foram na caixa federal, para verificar se tem algum valor referente ao pis, se ele ainda não foram, peça para que eles se dirija a uma agencia da caixa, e verifiquem, e lá mesmo eles podem se informar sobre o que eles tem direito ou não.

Susan Silva

Susan Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:24

Adriana

é indiferente a função do empregado, o que voce tem que ver é se o empregador é um profissional liberal, voce disse que é plano de saude entao muito provavelmente é de um médico. quem trabalha para dentista, advogado e medico não recebe pis pois esses profissionais não recolhem pis. não sou contadora por isso nao sei te explicar bem os detalhes mas os tributos para eles sao diferentes um contador pode te explicar melhor.

abraço

Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:29

Tem que ver se o que o empregador possui é um CEI ou CNPJ. No Cei, devido ao fato de não haver recolhimento do PIS, não dá direito ao benefício.

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).
Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 17:43

Estranho isso, não vejo o porquê de não ter direito ao PIS, já tentou ligar para o 0800 da Caixa Econômica?

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).
Si Ferreira

Si Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 18:48

Adriana, veja os itens a seguir:

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS?

Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:

- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;
- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração e
- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado.

Quais são as categorias de trabalhadores que não têm direito ao benefício?

- Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;
- Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;
- Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;
- Empregados domésticos;
- Menores aprendizes.


Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 16:39

Adriana

Sigrid disse tudo que era necessário. Se você quiser fazer uma consulta do PIS de um determinado funcionário consulte a Caixa, se não tiver direito eles haviam os prováveis motivos.

0800-7260101.

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.