x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.124

preciso pagar 2 INSS?

Gustavo K

Gustavo K

Iniciante DIVISÃO 1, Professor(a) Educação Física
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 14:21

Sou funcionário de uma empresa privada onde tenho o INSS devidamente descontado. Porém, também sou sócio de uma empresa composta por 5 sócios e sou o que possui menor porcentagem 10% da empresa (enquadrada no simples). Acontece que um de meus sócios me disse que devo pagar INSS pela empresa também (pessoa física) para não caracteriazar "trabalho escravo".
Isso faz sentido?? Já que eu já pago INSS por uma empresa em que sou funcionário, precessico mesmo pagar INSS de pessoa física na empesa em q sou sócio?

Obrigado

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 15:18

Boa tarde Gustavo,

O recolhimento da contribuição previdênciária dos sócios administradores é baseado na retirada pro-labore dos mesmos, tendo em vista que os mesmos são contribuintes obrigatórios da Previdência.


Assim sendo, a contribuição previdênciária fica limitada a R$ 406,09, tendo em vista o teto de contribuição da Previdência que atualmente é de R$ 3.691,74. (3.691,74 x 11,00% = 406,09).

Se já contribui em outra empresa como funcionário, deve contribuir pela empresa onde é sócio apenas pela diferença até atingir o limite de contribuição de R$ 406,09, caso queira ter como salário de contribuição o teto da Previdência.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.