x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 16.461

Contrato de Experiência x atestado médico

Shirlei Gimenis

Shirlei Gimenis

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Domingo | 13 novembro 2011 | 14:45

Boa Tarde.
Meu contrato acaabaria de 06/11 quando fecharia os 90 dias, mas devido a uma burcite a qual foi diagnosticada antes deste periodo entrei em atestado dia 26/10 meu atestado seria ate dia 11/11 (15 dias) e ja tenho o encaminhamento para maracar ortopediasta para fazer a fisioterapia. Mas no dia 05/11 recebi um telegrama pedindo que eu comparecesse na empresa dia 07/11 para acertar assunto de meu interesse " recisão" ainda não fui mas quero saber se isto esta correto?

Shirlei Gimenis
fabiane cipriani

Fabiane Cipriani

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 13 novembro 2011 | 21:28

Se no curso do contrato de experiência o empregado se afasta do trabalho em virtude de acidente do trabalho ou doença, a empresa deverá verificar, a partir do 16º até o final do contrato de experiência a quantidade de dias, e quando o empregado retornar ao trabalho, com alta médica da Previdência Social, deverá então fazer com que o empregado trabalhe a quantidade de dias (desde o 16º até a data que deveria findar o contrato de experiência), para depois, caso deseja demiti-lo, processar a dispensa.

Na ocorrência de afastamento por auxílio-doença ou auxílio-doença acidentário, os primeiros quinze dias deverão ser de responsabilidade da empresa, que deverá, portanto, efetuar o pagamento integral deste período. Entretanto, na hipótese de o término do contrato vir a acontecer neste período (primeiros quinze dias de afastamento), a rescisão far-se-á normalmente, encerrando-se a relação de emprego exatamente no dia previsto para o término.

Exemplo:

* término previsto do contrato em 18/04/2006;

* atestado médico de 15 dias encerrando-se em 24/04/2006;

* rescisão contratual a ser efetuada em 18/04/2006, com pagamento de salários até esta data.

Obs. considerando-se que em 18/04/2006 o empregado encontrava-se afastado do trabalho é indispensável que seja enviado correspondência (registrada e com aviso de recebimento) na residência do empregado informando que venceu o prazo do contrato de experiência em 18/04/2006, conforme consta no contrato celebrado entre as partes em xx/xx/xxxx, não havendo mais interesse da empresa em manter o contrato, fica informado que não interesse em prosseguir com o mesmo, tem a presente a finalidade de solicitar vosso imediato comparecimento no departamento pessoal da empresa sito à rua xxxx nº xx, das 00h00 às 00h00 para providenciar a baixa na CTPS e demais documentos e receber as verbas de direito, caso não compareça as verbas serão depositada no dia 18/04/02 em sua conta no banco XXX, agência XXX, conta-corrente nº xxx.

Na ocorrência de afastamento por auxílio-doença ou auxílio-doença acidentário em que os primeiros quinze dias não forem suficientes para que se alcance a data prevista para o término do contrato, há que ser observado o seguinte:

a) auxílio-doença - o contrato ficará suspenso a partir do 16º dia de afastamento, devendo o empregado, quando de seu retorno, trabalhar os dias que faltaram para término do contrato.

Exemplo:

§ término previsto do contrato em 18/04/2006;

§ atestado médico de 20 dias encerrando-se em 22/04/2006;

§ suspensão do contrato a partir de 18/04/2006 (inclusive);

§ rescisão contratual a ser efetuado em 23/04/2006, porque faltava um dia para terminar o contrato quando ocorreu a suspensão.
Fonte:http://www.sincoomed.com.br

Espero ter ajudado!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 15 novembro 2011 | 13:14

Sim, Shirlei. Vc será atendida dalí por diante pelo INSS, não precisa estar com vínculo empregatício para ter direito ao auxílio doença previdenciário.

O prazo do contrato de experiência só deixa de fluir quando se tratar de doença laborar (que é tida como acidente de trabalho) e pelo acidente de trabalho propriamente dito, devido a responsabilidade do empregador.

Assim, a empresa agiu dentro da Lei.

Boa sorte e melhoras!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.