x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 11.786

Fiscalização do Ministério do Trabalho

Lu

Lu

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 11:21

Gostaria de saber qual é o critério para haver fiscalização do Ministério do Trabalho em uma empresa.

A fiscalização é feita por uma denúncia ou há um sorteio via cnpj e a empresa pode ser a sorteada?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 15:22

Ola Lu,

A fiscalização pode se dar por diversas formar, denuncia ou por alguma irregularidade nos recolhimentos.

Geralmente eles pegam um setor ou uma rua da cidade e fiscalizam.

ABRÇS

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Célia Oliveira

Célia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:26

Bom dia,

Alguém tem experiencia com fiscalização do Ministério do Trabalho e poderia me ajudar?
Como faço para organizar tanta documentação solicitada em tão pouco tempo? Digo de 12/2009 até hoje, recibos de salários, aviso e recibos de férias, rescisões, grrf, pedidos de demissão e recibos de 13º? Pois estou meio perdida e atualmente arquivo toda documentação referente ao funcionário, no prontuário dele, está errado?
Os documentos solicitados deverão ser entregues cópias ou originais?
No caso de não conseguir toda a documentação e sim só parte dela, o que pode acontecer?

Agradeço imensamente.

Célia Oliveira
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:27

Bom dia Célia,
Você já tentou pedir um novo prazo? Eles geralmente concedem e remarcam a data.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Célia Oliveira

Célia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:32

Bom dia Danielle,

A fiscal até me disse que me daria um novo prazo, mas não notificou isso e pelo livro de inspeção, verifiquei que houve diversas prorrogações anteriores, fiquei receosa.

Célia Oliveira
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:39

Olha, Célia, já passei por várias fiscalizações, e diversas vezes tive que pedir prorrogação de prazo, porque tinha que apresentar documentação de as vezes de várias empresas ao mesmo tempo. E sempre deu certo. Eles remarcam a data, e no dia marcado você apresenta a documentação. Nunca tive problemas nesse sentido com eles (fiscais); bom é você conversar diretamente com quem enviou a solicitação de documentos, e explicar que você vai precisar de mais prazo. O fato de ter sido prorrogado anteriormente, não influencia em nada.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:41

Aconteceu de em alguns casos de negociar , apresentei um parte na data marcada, e o restante em outra data definida por eles.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
ALTIÉRE CARDOSO

Altiére Cardoso

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 10:29

Um Breve Comentário...
Quando fui intimado a levar os documentos para a Fiscal do ministério do trabalho, pediram também arquivos de uns 4 anos, ao chegar no posto de fiscalização eles ja tinham um relatório com algumas "pendências" para conferir, no mais eram os códigos das movimentações e os valores das multas e recolhimentos do FGTS, no mais não houve a necessidade de olhar todos os documentos somente de ex-funcionários que estavam com algo a ser corrigido no sistema do FGTS.
Portanto as Rescisões e as Guias GRRF são imprecindíveis para os fiscais do MTE.

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 14:42

Em todas as minhas fiscalizações apresentei os originais.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 14:50

tambem ja fui fiscalizado.

aqui costumo colocar em uma pasta referente a cada coisa ex:

uma pasta contendo rescisao,outra ferias, etc e coloco o ano de referencia.

ja fui fiscalizado e pediram documento de 20 anos atras e ainda bem que estavam todos guardados(fiscalizaçao fiscal)

Célia Oliveira

Célia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 15:05

Estão me ajudando muito, espero poder colaborar de alguma forma, no futuro.
Quando existe Termo de Conciliação da Justiça do Trabalho, substitui a documentação solicitada? Tipo rescisão e grrf?

Célia Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.