x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.310

Pagamento do INSS pelo carne

Alisson Ferreira

Alisson Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Programador
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 22:01

Olá possuo uma empresa no simples nacional e estou encerrando os serviços com meu contador. Os serviços prestados por ele eram emissão do DAS e recolhimento de INSS. Pensava em continuar pagando INSS através de carnê e eu mesmo emitir o DAS, mas ele me falou que como sou empresário não posso efetuar o pagamento do INSS através do carne e como ele me registrou como funcionário da minha empresa, para efetuar o pagamento eu necessito adquirir um programa da caixa e através dele emitir o inss e caso não faça isso a empresa ficará com pendencias por causa do inss. Gostaria de confirmar se é isso mesmo e caso seja se há alguma outra forma de fazer o recolhimento do inss.
agradeço a atenção.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 10:36

Ola Alisson,

Voce nao pode ser empregador e empregado na mesma empresa, voce deve ter se confundido.

Quanto aos recolhimentos ao INSS, voce deve preencher a GPS e pagar na rede bancaria.

Para emitir a gps e transmitir o arquivo digital, voce precisa baixar o SEFIP no site da Caixa e ter um certificado digital.

Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Domingo | 27 novembro 2011 | 09:48

Alisson, você pode dar baixa no seu registro como funcionário na empresa. Quando a sua empresa ficar sem nenhum funcionário registrado será necessário enviar uma GFIP "SEM MOVIMENTO" e depois não precisa mais enviar GFIP, somente quando houver algum funcionário registrado.
Desta forma, você irá fazer somente o DAS todos os meses.
Como autônomo você pode recolher o INSS no carnê sim, mesmo sendo sócio da empresa, escolha o código 1007 para pagamento de 20% sobre a contribuição com direito a aposentar por tempo de contribuição; ou o código 1163 que paga 11% sobre um salário mínimo, com direito a aposentar somente por idade e com um salário mínimo.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.