x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.567

aposentadoria para quem teve clt e agora tem mei

Danilo de Oliveira

Danilo de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:23

Bom dia...

Quando uma mulher, tem contribuido com aposentadoria, no periodo de 8 anos, através da clt e agora a partir de 01/12/2011, irá iniciar trabalhos como micro empreendedora individual MEI. Ela poderá somar os anos contribuindo com CLT mais os anos como MEI?

E quantos anos a mulher tem que ter de contribuição para aposentar?


Grato.

Atenciosamente...

Danilo.

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 08:46

Bom dia, Danilo,

Tudo bem? Espero que sim!

Olha o tempo de contribuição para aposentadoria (tempo de carência) para mulher são 30 anos, para aposentar como tempo de contribuição viu. Agora para aposentar por idade são 15 anos de contribuição e 60 anos de idade.

Essa questão da MEI tem um porém a ser observado Danilo, se ela for aposentar por idade tudo bem, continua assim mesmo, porém, se ela for aposentar por tempo de contribuição ela terá que arrumar um carnê para pagar a diferença da contribuição a parte.

O MEI esta pagando 5% de INSS sobre o salário mínimo hoje, então da uma diferença de 15% sobre o salário de minimo a ser contribuido a parte.


Assim você poderá instrui-lá a contribuir da maneira correta.


Qualquer dúvida estou a disposição!

No meu blog tem vários artigos a respeito.

At.


Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

Danilo de Oliveira

Danilo de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 14:59

boa tarde wilian brandão, estou bem graças a deus e vc?

só para confirmar se eu entendi o que você explicou tá.

neste caso específico, a cliente irá aposentar por idade, tendo em vista que ela tem 58 anos de idade, e somente 8 de contribuição.

então como ela está iniciando uma mei (serviços de costureira), e irá atingir a idade de aposentadoria em 2 anos, não teria problema em contribuir somente pelos 5% da mei que é necessário hoje?, e não pelos 20%, caso contribua como autônomo?

grato.

atenciosamente...

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 17:41

Tudo bem graças a DEUS!

Isso mesmo, não tem problema algum, desde que ela cumpra o período de carência, ela conseguirá aposentar normalmente.

Qualquer dúvida estou a disposição!

At.

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.